Outros nomes: Cintilografia do miocárdio sob stress com adenosina, Cintilografia do miocárdio com adenosina, Cintilografia do miocárdio com MIBI e adenosina
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em duas etapas:
- Na primeira etapa, com duração de aproximadamente 2 horas, administra-se o radioindicador por via endovenosa e obtêm-se as imagens.
- Na segunda etapa, realizada após o término da primeira etapa e com mesma duração, administra-se adenosina (estresse farmacológico) e o radioindicador por via endovenosa e obtêm-se novas imagens.
- Obs.: o horário exato para a segunda fase do exame será fornecido pelo analista de Medicina Nuclear ao término da primeira fase.
II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- A presença de acompanhante é obrigatória para menores de 18 anos, maiores de 70 anos ou clientes que necessitem de auxílio. Não é permitido gestante como acompanhante.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Não ter realizado tomografia das coronárias nas últimas 24 horas.
- É muito importante que o cliente apresente, no dia do exame, resultados anteriores relacionados, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.
- Todos os medicamentos em uso devem ser mantidos, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.
- Trazer anotados os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 5 dias.
- A medicação em uso rotineiro precisa ser levada à unidade de atendimento no dia do exame, pois após sua realização, esta poderá ser tomada.
III - Contraindicações
- Este exame é contraindicado para portadores de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), angina instável, enxaqueca, bloqueio atrioventricular, insuficiência cardíaca descompensada, acidente vascular cerebral (AVC) recente (há menos de 6 meses), doença grave conhecida das artérias carótidas, quadro febril, processos infecciosos agudos, presença de hipotensão (pressão arterial sistólica menor que 90 mmHg), instabilidade emocional importante ou insegurança.
IV - Preparo
- Nas 24 horas que antecedem o exame:
ATENÇÃO: NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e medicamentos contendo cafeína na sua composição,por exemplo analgésicos, como: Benegrip, Cefalium, Cheracap, Coristina, Cibalena, Dorflex, Doril, Dorilax, Engov, Excedrin, Melhoral, - Miorrelax, Miosan, Neosaldina, Omigren, Parcel, Sinutab, Tandrilax, Tandrotamol e Tonopan). O consumo dessas substâncias inviabiliza a realização do exame.
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- Não utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
- No dia do exame:
- Fumantes precisam ficar sem fumar pelo menos três horas antes do exame e uma hora após seu término.
- Não fazer exercícios físicos.
- A alimentação antes do exame deve ser leve, uma vez que será necessário tomar um lanche, na unidade, após a administração do radiofármaco.
- Preferencialmente, vir com roupa com abertura na região anterior do tórax e que não contenham metais na região do pescoço e tórax, nem objetos metálicos (correntes, colares, gargantilhas, etc.) nesta região.
Mulheres: não devem vir com soutien de bojo ou que contenha hastes de metal na frente (o fecho das costas não interfere). A utilização de TOP durante o exame é permitida.
Homens: pode haver necessidade de realizar tricotomia (raspagem dos pelos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
V - Cuidados após o exame
- Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos nessa região. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.
Precisa agendar.
Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h
IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 5 dias(s).