Para o Fleury, Sustentabilidade possui um vínculo direto com a missão da empresa , e é entendida como o gerenciamento integrado e balanceado dos conceitos do Triple Bottom Line: atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da sociedade, somados à qualidade dos processos, valor esse essencial e que permeia a organização como um todo. Esse conceito é alinhado à missão e estratégia da empresa, de maneira a agregar valor à organização, ao meio ambiente e à sociedade.
Esse entendimento do conceito de Sustentabilidade é expresso nas diversas dimensões que sustentam o modelo do Fleury.
O compromisso do Grupo com o assunto é expresso em sua Política de Sustentabilidade que norteia o desempenho de cada um de seus colaboradores.
Os programas de qualidade e as atividades de cunho ambiental do Fleury seguem as diretrizes estabelecidas na Política de Sustentabilidade da empresa.
Certificado em 1999 pela norma ISO 9001, em 2002 pela norma ISO 14001 e em 2010 pelo PALC, o Fleury ainda participa ativamente de rigorosos programas de controle de qualidade de nível nacional e mundial, entre os quais se destacam o Surveys and Anatomic Pathology Education Programs , do College of American Pathologists(CAP) e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais , da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Isso permitiu que em 2007 o Fleury obtivesse a acreditaçãointernacional do CAP.
Além disso, em 2011, o Fleury obteve a acreditação dos serviços de mamografia da unidade Itaim, e em 2012 dos serviços de biópsia mamária, PET-CT e MNC Medicina Nuclear da Unidade Paraíso pelo Colégio Americano de Radiologia.
A adequação do Fleury à ISO 14001 iniciou-se a partir de sua mudança para a atual Sede, no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, no segundo semestre de 2000. Afinal, as novas instalações reúnem todas as condições físicas para a empresa atender completamente às especificações técnicas da norma, sobretudo as relativas a questões complexas, como o tratamento interno dos resíduos de saúde infectantes, o qual obteve, em 2006, a licença ambiental, um fato inédito na área.
Além disso, diversos programas de gestão ambiental são acompanhados pela empresa, sendo os principais relacionados à diminuição da geração de resíduos e economia de recursos naturais. Com relação a esse aspecto, o Fleury pratica, desde a década de 90, a coleta seletiva em todas as dependências da empresa, bem como destina adequadamente outros materiais que possam causar impacto negativo no ambiente, dentre os quais reagentes químicos, filmes de Raio X, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha.
Em 2008, foi iniciado o programa “Empresa Livre de Mercúrio”, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo. Por meio desta ação, equipamentos contendo mercúrio metálico, tais como termômetros e esfigmomanômetros, foram substituídos por alternativas digitais, que não contêm este elemento. Mais de 400 equipamentos foram substituídos desde o início deste programa. A ação rendeu ao Fleury o reconhecimento da DRT/SP .
Ainda neste ano, foi inaugurada a primeira unidade sustentável do Fleury, a Rochaverá-Morumbi. Esta unidade , construída segundo os requisitos de certificação LEED (Leadership in Energy Efficiency and Design) , levou em consideração, desde o projeto até a fase de obras, requisitos de sustentabilidade, de modo a reduzir o seu impacto. A unidade foi o primeiro prédio da área de saúde no Brasil a conquistar o nível ouro da certificação LEED. Em 2012, a mesma certificação foi conquistada pela Unidade Fleury Alphaville.
Como fruto de seu compromisso ambiental, o Grupo Fleury implantou, ainda, uma série de iniciativas para gestão de impacto de mudanças climáticas, dentre as quais destacamos: a adoção do serviço de bike courier na sua sede, em São Paulo (SP), uma solução de TI verde para gerenciamento de impressões e documentos.
A partir de 2009, o Fleury passou a inventariar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), relacionadas às diversas atividades realizadas pelo Grupo, o que inclui o consumo de energia, número de viagens de colaboradores, dentre outros. Com base neste levantamento, foram definidas metas e ações para a redução destas emissões. Em 2013, o Grupo Fleury incluiu em seu inventário de gases de efeito estufa o impacto da operação de terceiros.
Assim como a norma ISO 9001 consolida uma excelência que sempre foi reconhecida pela opinião pública e pela comunidade médica, a ISO 14001, por sua vez, inaugura uma referência bastante contemporânea para o Fleury no mercado. A empresa de saúde que melhor cuida dos exames de seus clientes, desde 1926, só poderia dedicar à natureza semelhante cuidado.
Para mais informações, acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade do Grupo Fleury.
Entre os valores de nossa empresa destacam-se o compromisso de compartilhar o conhecimento e a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro e entender genuinamente a sua condição. Por isso, desenvolvemos iniciativas sociais com a comunidade em que a organização está inserida, voltadas à área de saúde e educação, e capacitamos os colaboradores para integrar o corpo de voluntários.
Veja abaixo as principais áreas de atuação do grupo na dimensão social:
Programa de doações corporativo: Doação de bens patrimoniais, materiais e exames a instituições sociais previamente selecionadas;
Leis de Benefício Fiscal: realização de aportes financeiros em projetos com foco em saúde, educação, cultura e/ou esporte cadastrados junto à Prefeitura de São Paulo por meio da Lei Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), lei Rouanet (Ministério da Cultura), PRONON ou PRONAS/PCD (Ministério da Saúde);
Ações solidárias: realização de campanhas corporativas para arrecadação de itens e mantimentos e intervenções pontuais em instituições do terceiro setor, segundo a necessidade de cada instituição selecionada;
Voluntários Grupo Fleury: o programa abriga todas as iniciativas de voluntariado da organização, por meio de um modelo de governança baseado na criação dos comitês de voluntariado e em mecanismos de capitação e monitoramento da base voluntária;
Programas Sociais: O programa DOM é uma iniciativa social continuada, alinhada ao foco de atuação social corporativo, baseado na disseminação de conhecimento e capacitação em saúde. Dividido em três vertentes – indivíduo, terceiro setor e sociedade – o programa busca melhorar o atendimento em saúde, formar profissionais capacitados e contribuir de modo mais abrangente para a melhoria do cenário. Conheça abaixo as iniciativas deste programa:
DOM Indivíduo:
Curso de formação em atendimento ao cliente: envolve a formação profissional de jovens entre 16 e 18 anos em Atendimento ao Cliente, segundo a metodologia da Fundação Projeto Pescar. Ao término do programa de formação, os jovens são convidados a participar de processos seletivos para atuar na áreas de atendimento da empresa;
Conecta Saúde: desenvolvido em parceria com a Philips do Brasil , tem como objetivo contribuir para a educação em saúde disseminando conhecimentos relacionados à doenças sexualmente transmissíveis, ao uso de drogas e à gravidez precoce, em todas as regiões em que o Grupo Fleury está presente.
DOM Terceiro setor: contribuir no processo de aperfeiçoamento da gestão de instituições não-governamentais que atuam na área de saúde por meio da capacitação e desenvolvimento de projetos práticos, elevando a excelência na prestação do atendimento a seus assistidos.
DOM Sociedade: atuação junto às instituições públicas de saúde, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos seus processos de gestão.