Outros nomes: Cirurgia câncer de pele
I - Informações sobre o exame
- Procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, com o objetivo de remoção de tumores malignos da pele, devendo o fragmento de pele ser encaminhado para exame anatomopatológico. A depender do resultado do exame anatomopatológico, novos procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos podem ser necessários.
II - Critérios de realização
- Procedimento realizado somente após consulta médica, em lesões dermatoscopicamente sugestivas de carcinoma bascocelular ou lesões que já tenham exame anatomopatológico confirmando diagnóstico de carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular ou melanoma.
- Realizado em maiores de 18 anos.
- Gestantes e lactantes poderão realizar o procedimento, exceto se houver contra-indicação formal sinalizada pelo médico ginecologista.
- Pacientes com antecedente de cicatrizes hipertróficas ou queloides devem estar cientes quanto à possibilidade de desenvolvimento do quadro a despeito da indicação clínica do procedimento.
- Contra-indicações:
- Desaparecimento espontâneo da lesão clínica, alergia conhecida à anestesia local;
- Pacientes que façam uso de marcapasso devem informar o médico assistente.
- Lesões em áreas de alto risco e/ou lesões recidivadas deverão ser encaminhadas para cirurgia com análise de margens (congelação ou cirurgia micrográfica de Mohs).
- Pessoas que tenham necessidades especiais de locomoção ou que precisem de auxílio para se vestirem ou ficarem em pé, recomendamos virem acompanhadas. Após o procedimento, recomenda-se evitar exposição solar direta sobre a cicatriz, carregar peso e atividades físicas intensas por, no mínimo, 30 dias a fim de se evitar danos ao processo de cicatrização que se estabilizará apenas depois de 6 meses.
Precisa agendar.
Em até 4 dias úteis (s/ sábado) às 22h