Outros nomes: Microscopia Eletrônica de Transmissão, Microscopia Eletrônica
"Este exame é realizado em material de biópsias de rim, percutâneas ou cirúrgicas. O material deve ser enviado em frasco coletor universal em fixador apropriado (Glutaraldeído 2,5%, tamponado). A amostra deve ser colocada na solução de fixação imediatamente após a coleta, sendo este o principal fator para evitar artefatos.
Alternativamente, quando a solução de glutaraldeído a 2,5% não estiver disponível, a amostra poderá ser enviada em solução de Formalina tamponada¹, devendo-se sempre priorizar a primeira.
A realização de microscopia eletrônica de transmissão à partir de materiais previamente parafinados implica em artefatos imprevisíveis. Dessa forma este método deve ser evitado e reservado para casos onde a biópsia de um fragmento específico para microscopia eletrônica é impossível. Antes de optar por esta técnica convém consultar o laboratório Fleury previamente.
O Grupo Fleury não realiza o exame de microscopia eletrônica em esfregaços, em aspirados citológicos (líquidos) e em materiais não biológicos. Também não realiza imunomicroscopia eletrônica e microscopia eletrônica de varredura.
- O prazo para a confecção do laudo é de 20 dias úteis, contados à partir do recebimento da amostra.
1.Graham, L., Orenstein, J. Processing tissue and cells for transmission electron microscopy in diagnostic pathology and research. Nat Protoc 2, 2439–2450 (2007). https://doi.org/10.1038/nprot.2007.304
Este exame não necessita ser agendado.
Em até 45 dias às 22h