Outros nomes: GOTA, ACIDO URICO, HIPERURICEMIA, ACIDO URICO, URICEMIA, URICO, ACIDO, Ácido úrico no soro, Ácido úrico sérico , Dosagem de ácido úrico sangue, Dosagem de ácido úrico soro, Ácido úrico gota
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL);
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
- Estabilidade da amostra:
- Temperatura ambiente: 3 dias;
- Refrigerada(2-8 ºC): 7 dias;
- Congelada(-20 ºC): 6 meses.
- Enzimático colorimétrico.
- Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL;
- Sexo masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL.
- O ácido úrico é o metabólito final das purinas no ser humano. É excretado pelos rins e seu nível sérico depende do equilíbrio entre ingestão, síntese endógena, filtração glomerular e sistemas complexos de reabsorção e excreção tubular. Não há correlação entre o nível sérico e o urinário de ácido úrico.
- Sua determinação é útil no diagnóstico das hiperuricemias, como as encontradas na gota, na calculose e na nefropatia úricas, na insuficiência renal e também em neoplasias, leucemias, linfomas, mieloma, policitemia, toxemia da gravidez, psoríase e glicogenose tipo I. O ácido úrico também está associado com hiperlipidemia, obesidade, diabetes, ingestão de álcool, acromegalia, sarcoidose e hipertensão. Por outro lado, seus níveis encontram-se reduzidos em situações como síndrome de Fanconi, doença de Wilson e secreção inapropriada de hormônio antidiurético. Além disso, há diminuição do ácido úrico sob efeito de drogas como alopurinol, Aspirina® em altas doses, contrastes radiológicos e vitamina C em doses elevadas.