Outros nomes: Acufenometria, teste de
- O exame serve para mensurar e monitorar a intensidade e a frequência do zumbido.
- Vias auditivas.
I - Critérios de realização
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- Este exame é realizado em indivíduos cooperantes a partir dos 12 anos de idade e com audição normal ou com perda auditiva leve a moderada. Não pode ser feita em indivíduos com perda de audição severa ou profunda.
II - Interferentes
- O teste não pode ser realizado se o cliente estiver com cera, secreção ou dor no ouvido.
- O procedimento de remoção de cera não é efetuado pelo Fleury, devendo ficar a cargo do médico do cliente.
III - Observações
- O Fleury faz os exames necessários para a investigação dos distúrbios da audição, mas não indica nem testa aparelhos auditivos, que devem ser recomendados pelo médico do cliente.
- A acufenometria identifica a frequência (pitch) e a intensidade sonora (loudness) do zumbido por meio da apresentação de estímulos sonoros de tom puro ou ruído de banda estreita.
- O exame depende da concentração e da cooperação do paciente, que informa a frequência e a intensidade sonora que mais se assemelham às de seu zumbido.
- O método está indicado para mensurar o zumbido e tem, como principal vantagem, a possibilidade de monitorar a intensidade e a frequência da manifestação, o que auxilia o seguimento terapêutico.
- O exame compreende duas etapas: pesquisa do pitch (sensação de frequência sonora) e pesquisa do loudness (sensação de intensidade) do zumbido. Para tanto, são apresentados estímulos sonoros de tom puro ou ruído de banda estreita, dependendo do tipo de zumbido do paciente.