Outros nomes: Agulhamento por estereotaxia , Agulhamento por mamografia , Agulhamento por ultra sonografia, Estereotaxia
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com pedido médico.
- Deve-se verificar com o cirurgião a data provável da cirurgia para agendar o agulhamento, uma vez que o procedimento precisa ser marcado de preferência no dia da cirurgia - devendo ser feito antes da operação - ou no dia anterior à cirurgia (à tarde).
- No dia do procedimento é necessário estar acompanhada.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável no dia do exame.
II - Preparo
- Se o procedimento for realizado no mesmo dia da cirurgia, deve-se fazer o jejum pré-operatório recomendado pelo cirurgião. Se o agulhamento for no dia anterior à cirurgia, não há necessidade de jejum.
III - Observações
- O fio metálico pode permanecer por mais de 24 horas na mama, sem causar problemas.
- É possível marcar (agulhar) mais de uma área, caso o médico assistente faça essa solicitação. Neste caso, o valor do exame dependerá de quantas áreas forem marcadas (agulhadas).
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury
IV- Cuidados após o exame
- Não dirigir no dia do exame;
- Exame pré-operatório para localização de lesões não palpáveis onde um fio-guia é colocado na área a ser retirada cirurgicamente sob visão direta do ultra-som ou através da mamografia (estereotaxia)
- O agulhamento das lesões impalpáveis é um recurso extremamente útil para a localização intra-operatória das alterações da mama, pois garante maior segurança à retirada da área comprometida. O procedimento pode ser guiado por ultra-som ou mamografia (estereotaxia). O ultra-som é o método de escolha, pois possibilita a visão do agulhamento em tempo real. No entanto, o exame deve ser realizado por meio da mamografia, via estereotaxia, quando a área a ser retirada cirurgicamente não é visualizada pelo ultra-som, como nos casos de microcalcificações e de nódulos ou densidades assimétricas que são apenas caracterizados pelo método mamográfico.
- A colocação do fio-guia deve ser realizada o mais próximo possível do momento cirúrgico.