Outros nomes: Microalbuminúria em amostra isolada, Relação albumina creatinina em amostra isolada de urina, Relação de microalbuminuria e creatinina em amostra isolada de urina, Relação de microalbumina e creatinina em amostra isolada de urina, Relação de microalbuminuria e creatinina, Urina microalbumina em amostra isolada, Relação de microalbumina e creatinina em amostra isolada, Relação de albumina e creatinina em amostra isolada, Albumina na urina em amostra isolada
- Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação.
- Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã. Se isto não for possível, o cliente deve ficar duas horas sem urinar antes de colher a amostra. Não há necessidade de ingerir líquidos previamente para induzir a diurese.
- Aliquotar 4 mL em 1 tubo vacutainer com capacidade para 4 mL
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias;
Congelada (-20 ºC): 6 meses;
Ensaio imunoturbidimétrico.
- Até 14 mg/L
- Até 30 mg/g de Creatinina.
- Entende-se por microalbuminúria a excreção urinária de albumina em quantidades acima de 20 µg/minuto e inferiores às detectadas pelos métodos bioquímicos de rotina, em geral, 200 µg/minuto. Esta dosagem tem sido utilizada sobretudo no acompanhamento de diabéticos. A presença de microalbuminúria indica comprometimento renal incipiente.