Outros nomes: ANESTESIA PARA PROCEDIMENTOS DE TEMPO MEDIO, Anestesia para audiometria de tronco encefálico ORLATE, Anestesia para Medicina Nuclear, Anestesia para Tomografia Computadorizada, Anestesia para eletrococleografia infantil ORLECI
I - Preparo
- O cliente deve realizar jejum absoluto de oito horas, inclusive de água.
- Para crianças menores de 4 anos, o médico anestesista pode fornecer informações mais detalhadas sobre o preparo ao longo da entrevista com os pais ou responsáveis. Contudo, independentemente da idade, a população pediátrica requer vigilância permanente durante as horas de jejum
II - Contra-indicação
-Pacientes com IMC* maior de 40. Em tais casos, para a segurança do paciente, a recomendação médica é de que o exame seja feito em ambiente hospitalar.
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) pós COVID-19 é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Clientes alérgicos a contraste e/ou antecedente de alergia ao LÁTEX: entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.
- Em caso de gripe, resfriado ou febre, o procedimento com anestesia só pode ser realizado 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Se o exame já estiver agendado, é necessário ligar para a Central de Atendimento ao Cliente até um dia antes para remarcá-lo.
- Pacientes com doenças associadas (de acordo com protocolo estabelecido junto ao CAC) devem ser avaliados pelo médico anestesista para liberação do exame.
- Na ausência de jejum adequado, o exame será cancelado.
- Uso de medicações: manter medicações de uso contínuo. Suspender previamente conforme lista abaixo:
21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®)
Semaglutida (Rybelsus® - via oral)
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Monjauro®)
7 dias antes:
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)
48 horas antes:
Reposição de ferro via oral (não há necessidade de suspenção da reposição via injetável).
Orlistate (Xenical®)
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®)
Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®)
Empaglioflozina ( Jardiance ®)
24 horas antes:
Enoxaparina (Clexane®)
III - Critérios de realização
- Este procedimento só é feito com pedido médico, no qual deve constar o termo anestesia, especialmente em se tratando de atendimento coberto por planos de saúde.
- O procedimento só será realizado após avaliação pré-anestésica pela Equipe Médica, na unidade de atendimento. Em caso de falta de condições clínicas o exame pode ser reagendado.
- O agendamento deve ser efetuado, com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
- Não realizamos exames com anestesia em crianças abaixo de 1 ano.
- É obrigatória a presença de acompanhante com 18 anos ou mais desde o momento de sua chegada à unidade até o término do exame
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização do procedimento.
IV - Cuidados após exame (até 24 horas após o exame)
- Não dirigir;
- Não ingerir bebida alcoólica;
- Não realizar nenhuma atividade profissional;
Os procedimentos mais comumente realizados sob anestesia são: a Endoscopia e a colonoscopia, as Biópsias, as Ressonâncias Magnéticas, e a Histeroscopia, entre outros.
A escolha da técnica anestésica depende do tipo de exame e do estado clínico do cliente, podendo variar desde sedação até anestesia geral.
Após o procedimento, o paciente deve permanecer na unidade até recuperação completa do nível de consciência e sinais vitais.