Outros nomes: Angiofluoresceinografia unilateral ou monocular do olho esquerdo, Fluorescência de retina unilateral ou monocular do olho esquerdo, Retinografia Fluorescente unilateral ou monocular do olho esquerdo, AF unilateral ou monocular do olho esquerdo, Angiofluor unilateral ou monocular do olho esquerdo, Angiografia com Fluoresceína unilateral ou monocular do olho esquerdo, Contraste com Fluoresceína sódica sem iodo unilateral ou monocular olho esquerdo, Contraste amarelo unilateral ou monocular do olho esquerdo, Fluoresceinografia digital unilateral ou monocular do olho esquerdo
I - Informações sobre o exame
ATENÇÃO: É indispensável estar acompanhado de um adulto responsável, maior de 18 anos, durante toda a realização do exame.
- Este exame utiliza contraste endovenoso (2 mL de fluoresceína sódica 25%) para a análise da circulação, principalmente dos vasos sanguíneos da retina.
- Durante a avaliação, o cliente tem de acompanhar uma mira que direciona o olhar e precisa manter esticado o braço da veia puncionada, para a administração do contraste, nos 5-10 minutos iniciais do exame.
Devido ao uso de colírio para dilatar as pupilas, que causa embaçamento visual por cerca de seis horas, torna-se obrigatória a presença de um acompanhante maior de 18 anos na unidade, do início ao fim do procedimento. O paciente não poderá dirigir ou conduzir um veículo após o exame.
- Recomenda-se que o cliente leve óculos escuros para reduzir o desconforto ocasionado pela dilatação das pupilas.
- Depois do exame, ocorre um período de coloração amarelada da pele e da urina em virtude da excreção do contraste utilizado.
- Durante a avaliação, o fundo de olho é repetidamente fotografado com flash, o que pode causar desconforto e sensibilidade à claridade.
- Existe a possibilidade de o contraste determinar efeitos adversos, tais como prurido, náuseas, vômitos e tontura durante o exame, havendo também risco de hipersensibilidade ao contraste.
II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Este exame é realizado somente com pedido médico.
- O cliente deve estar obrigatoriamente acompanhado de um adulto desde o momento de sua chegada ao Fleury até o término do procedimento. No caso de menores de 18 anos, o acompanhante tem de ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).
- Clientes alérgicos a contraste
Entrar em contato com SAC para obter orientações.
III - Preparo
- Este exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) de três horas.
- Para este exame o cliente deve suspender apenas o uso de colírio miótico pilocarpina (Pilocarpina® e Isopto Carpine®), pois causa contração da pupila.
*Não interromper o uso dos demais colírios!
- O exame permite a avaliação de diversas alterações que interferem nos tempos circulatórios da retina e da coróide.
- Em casos de retinopatia diabética e hipertensiva, este exame registra e compara a evolução ou orienta o local que necessita de tratamento com fotocoagulação a laser.
- A angiofluoresceinografia é utilizada em conjunto com a ultra-sonografia em tumores intra-oculares, primários ou metastáticos, benignos ou malignos, primeiramente para estabelecer o diagnóstico e, em seguida, para avaliar qual o melhor método para o tratamento do tumor (laser, braquiterapia ou cirurgia).
- Em doenças da mácula, pode ser indicada terapia com técnicas de laser para os casos em que se encontra vazamento do contraste devido ao crescimento dos vasos anormais.
- Em todas essas situações, o acompanhamento periódico com o exame é recomendado para avaliar a efetividade do tratamento.
- Vasos e perfusão da retina (principalmente) e da coróide.
- Conforme solicitação pedido médica, poderá ser realizado para avaliação dos vasos da íris.