Manual de exames

Audiometria, de, Tronco encefálico

Outros nomes: ABR, AUDIOMETRIA DE TRONCO ENCEFALICO PARA ADULTO, TRONCO CEREBRAL, AUDIOMETRIA PARA ADULTO, TRONCO ENCEFALICO, AUDIOMETRIA, BERA, AUDIOMETRIA DE TRONCO ENCEFALICO PARA ADULTO, BSRA, AUDIOMETRIA DE TRONCO ENCEFALICO PARA ADULTO, EVOCADO AUDITIVO, POTENCIAL PARA ADULTO, Potencial evocado auditivo para adulto, TRONCO ENCEFALICO, AUDIOMETRIA PARA ADULTO, BERA, ABR, Potencial evocado auditivo de tronco encefálico, Potencial Evocado Auditivo

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

"I - Critérios de realização
- Este exame pode ser realizado em crianças a partir de 7 anos e adultos. Abaixo desta idade ou crianças que tenham necessidades especiais (crianças não cooperantes), deve ser agendada uma audiometria de tronco encefálico infantil.
- Preferencialmente, o cliente não deve estar com dor de ouvido no dia do teste.
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- Se solicitado com anestesia, seguir os preparos da anestesia.

- Não há encaixe para este exame.

II - Interferentes
- A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. O Fleury não faz a remoção da cera. Este procedimento deve ser realizado pelo médico assistente do cliente."

Método

- Exame que avalia os potencias elétricos gerados no nervo auditivo e nas estações neuronais da via auditiva no tronco encefálico, por meio da colocação de eletrodos na superfície do couro cabeludo e nos lóbulos das orelhas.
- Permite medir a latência das seguintes ondas: I e II - nervo auditivo, III - núcleo coclear, IV - complexo olivar, fase positiva da onda V - lemnisco lateral e fase negativa da onda V - colículo inferior.
- Pode também aferir o limiar eletrofisiológico da audição em pacientes não cooperantes e/ou simuladores.

Valor de referência

- Os parâmetros da normalidade da latência das ondas, intervalos de latência, diferenças interaurais e intervalos interaurais obedecem aos critérios de:
MUNHOZ E COLS. - Respostas auditivas de tronco encefálico. IN: MUNHOZ, M.S.L.; CAOVILLA, H.H.; ;SILVA, M.L.G.; GANANÇA,M.M. - Audiologia Clínica. São Paulo, Atheneu, 2000.

Interpretação e comentários

- Este exame é indicado para o diagnóstico e o acompanhamento da evolução das doenças que acometem o tronco encefálico e as demais estruturas da fossa posterior do encéfalo. Além disso, determina o nível de audição, independentemente da colaboração do indivíduo.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura