Manual de exames

Avaliação da Função Auditiva Central

Outros nomes: AVALIACAO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL, FUNCAO AUDITIVA CENTRAL, AVALIACAO, PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL, TESTE, TESTE DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Critérios de realização
- Este exame é realizado em crianças a partir de 6 anos e em adultos.
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.

II - Preparo
- Para a realização deste exame, é obrigatório apresentar os resultados de imitanciometria e audiometria tonal de 250 Hz a 8.000 Hz recentes (dos últimos três meses). Esses exames podem ser realizados previamente em outro serviço ou agendados no Fleury antes da avaliação da função auditiva central.

III - Interferentes
- A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. O Fleury não faz a remoção da cera. Este procedimento deve ser realizado pelo médico assistente do cliente.

Método

- O teste é realizado em cabine acústica. Por meio de técnicas comportamentais o paciente realiza tarefas de identificação e repetição de uma série de mensagens sonoras.
- São realizados os testes de Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (Discriminação vocal), Limiar de Reconhecimento de Fala (SRT), Testes de Escuta Dicótica, Testes de Processamento Temporal, Testes de Interação Binaural, Testes de Fala com Baixa Redundância.

Valor de referência

- Os parâmetros da normalidade obedecem aos critérios de:
ALVAREZ, A.M.M.A.,BALEN, S.A., MISORELLI, M.I.L., SANCHEZ, M.L. - Processamento auditivo central: proposta de avaliação e diagnóstico. IN: MUNHOZ, M.S.L.; CAOVILLA, H.H.; ;SILVA, M.L.G.; GANANÇA,M.M. - Audiologia Clínica. São Paulo, Atheneu, 2000.

Interpretação e comentários

- O exame é indicado para avaliar pessoas com queixas ou suspeitas de alterações qualitativas da audição, tais como:
- crianças com distúrbio de aprendizagem,
- crianças com histórico de otite de repetição e com dificuldade de aprendizado;
- indivíduos portadores ou com suspeita de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH);
- indivíduos com disfunção auditiva indeterminada, com queixa principal de dificuldade de ouvir em ambiente ruidoso, apesar de apresentarem audiogramas normais;
- indivíduos afásicos;
- indivíduos com lesão do sistema nervoso auditivo central (SNAC);
- indivíduos que tenham tido lesões traumáticas na cabeça;
- usuários de prótese auditiva ou candidatos a esse tipo de tratamento;
- O método também serve para o acompanhamento da evolução da doença e do tratamento dos indivíduos com as alterações acima descritas.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura