Outros nomes: Beta2 microglobulina na urina, Beta 2 microglobulina na urina, MICROGLOBULINA NA URINA, BETA 2, Beta-2-Microglobulina na urina
- Esse exame é feito em amostra de urina isolada, mas, a pedido médico, pode ser realizado também em urina de 12 ou 24 horas.
- Amostras de urina isolada devem ser entregues até três horas após a coleta.
- Para fazer o exame em amostras de urina de 12 ou 24 horas, o cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções, devendo entregar o material até 48 horas após o término da coleta.
- Homogeneizar e medir volume;
- Acertar o pH da urina entre 6 e 7,5 com bicarbonato de sódio 5 g/L;
- Aliquotar 2 mL em 1 tubo em tubo plástico estéril, com capacidade para 4 mL. Volume mínimo : 1,0 mL
- Anotar volume total na ficha do cliente no sistema no impresso e/ou caderno;
- Enviar à seção refrigerado.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 2 dias;
Congelada (-20 ºC): 2 meses.
- Imunoenzimático em micropartículas.
Até 0,25 mg/L.
- Uma vez que faz parte do complexo HLA, a proteína beta-2-microglobulina está presente na superfície de células nucleadas, principalmente nos linfócitos. Por ser relativamente pequena (11.700 dáltons), é bem filtrada nos glomérulos renais, mas é quase totalmente reabsorvida nos túbulos contornados proximais. Essa proteína aumenta no soro em síndromes linfoproliferativas benignas ou malignas e também na insuficiência renal aguda ou crônica. No lúpus eritematoso sistêmico, seu nível sérico varia de acordo com a atividade da doença, independentemente da função renal. Na urina, a beta-2-microglobulina se eleva quando há lesão do túbulo contornado proximal.