Outros nomes: Biópsia da vagina, Biópsia de vagina ato de coleta , VAGINA, BIOPSIA
I - Critérios de realização
- Esse exame é realizado somente com pedido médico.
- Geralmente, a biópsia de vagina é feita junto com a colposcopia. Caso esta última não tenha sido solicitada, a cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para verificar a possibilidade de realizar o exame.
- De preferência, o procedimento deve ser feito fora do período de sangramento menstrual.
- Gestantes podem ser submetidas a esta biópsia normalmente.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável no dia do procedimento.
--Trazer exames anteriores se não realizados no Fleury.
II - Tempo de duração
- A parte médica do exame, ou seja, que inclui a coleta de fragmento para análise anatomopatológica, dura em torno de 10 minutos.
III - Cuidados após o exame
- Recomenda-se o uso de absorvente externo após o exame, pois pode haver pequeno sangramento proveniente do local da biópsia.
- Nos dias que se seguem, é possível haver um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa por via vaginal.
- Durante um período mínimo de 48 horas, qualquer trauma local deve ser evitado, incluindo duchas vaginais e relações sexuais, bem como exercícios físicos intensos (academia, musculação, corrida e bicicleta, entre outros). Essas medidas geralmente são suficientes para controlar os sintomas descritos, dispensando outros cuidados.
- Em caso de dúvida, a cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para receber orientações e tomar as providências adequadas.
IV - Observações
- Para este exame, além do procedimento de biópsia, será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado (exame anatomopatológico).
- Se houver a necessidade da realização de biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- A biópsia da vagina está indicada para avaliar alterações da mucosa vaginal, detectadas durante o exame colposcópico. Após a retirada dos fragmentos, faz-se a hemostasia local e o material obtido segue para exame anatomopatológico.
- Enviar o material à seção, em temperatura ambiente.
- São retirados pequenos fragmentos do colo uterino com pinça apropriada sob visão colposcópica.