Manual de exames

Biópsia renal guiada por TC

Outros nomes: Biópsia Renal Guiada por tomografia, Biópsia de Rim Guiada por tomografia, Biópsia de Tumor Renal Guiada por tomografia, Biópsia de Tumor no Rim Guiada por tomografia, Biópsia de Nódulo Renal Guiada por tomografia, Biópsia de Nódulo no rim Guiada por tomografia, Punção Renal Guiada por tomografia, Punção de Rim Guiada por tomografia, Punção de Tumor Renal Guiada por tomografia, Punção de Tumor no Rim Guiada por tomografia, Punção de Nódulo Renal Guiada por tomografia, Punção de Nódulo no rim Guiada por tomografia

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

Investigação de glomerulopatias nos rins primitivos e disfunção de enxerto, nos rins transplantados. Investigação de nódulos renais.

Regiões estudadas

- O rim primitivo ou o rim transplantado.

Método

- A Tomografia Computadorizada é de grande utilidade para guiar as punções diagnósticas em vísceras sólidas abdominais como o rim primitivo ou transplantado.

Interpretação e comentários

Nos rins primitivos de tamanho normal, já está bem estabelecida a utilidade da biósia renal na investigação de síndrome nefrótica em pacientes adultos, insuficiência renal de causa não esclarecida e glomerulopatias rapidamente progressivas. Outras situações em que a biópsia pode ser considerada são as hematúrias de origem glomerular, associadas ou não a proteinúria, e proteinúrias não-nefróticas. Nos rins transplantados, a biópsia renal é de grande utilidade no diagnóstico diferencial de disfunção precoce do enxerto. Também pode ser feita para determinação de nódulos renais.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento

- A biópsia diagnóstica do rim é feita com agulha e guiada por Tomografia Computadorizada. O procedimento pode ser realizado com anestesia local, onde o paciente permanece acordado, porém sem dor, devido à anestesia local, ou sedação, onde o paciente dorme durante o exame.
- Após a biópsia, o cliente precisa permanecer em repouso, no Day Clinic Fleury, por cerca de 04 horas, de forma que as devidas providências clínicas possam ser tomadas se houver um possível sangramento no local da punção ou na urina. Na ausência de complicações, o cliente é liberado para sua residência após esse período.

II - Critérios de realização

- O exame só será agendado e realizado após avaliação dos exames de sangue (hemograma e coagulograma) e de Imagem, pelo Radiologista Intervencionista.
- Este exame é realizado em clientes com idade a partir de 18 anos, mediante a apresentação de pedido médico, e após a assinatura do termo de consentimento do procedimento pelo paciente.
- A biópsia não deve ser feita na vigência de infecções, de febre e de hipertensão descontrolada, assim como em pessoas com rim único primitivo.
- O procedimento está contraindicado na gestação, salvo em situações nas quais seja absolutamente necessário.
- Antes do agendamento do exame, o cliente precisa fazer uma entrevista com um médico do Fleury, por telefone, onde serão avaliados exames de sangue (Hemograma e Coagulograma) e de Imagem, obtidos nos últimos 30 dias.
- Quando feitos em outro serviço, os exames acima mencionados devem ser obrigatoriamente apresentados ao Day Clinic Fleury no dia da biópsia.
- É importante levar à unidade de atendimento resultados de biópsias renais anteriores, evidentemente se houver algum.
- O cliente precisa comparecer, com 1 hora de antecedência, acompanhado por um adulto à unidade de atendimento para a realização do exame. É obrigatória a presença do acompanhante, durante todo o período em que o cliente estiver no Day Clinic, desde admissão até a alta.
- O exame será contra-indicado caso algum dos critérios técnicos a seguir sejam identificados:
1. Impossibilidade de interrupção de medicações anticoagulantes
2. Plaquetas abaixo de 50.000
3. Hb inferior a 9,0 mg/ml
4. INR superior a 1,5
5. Outras comorbidades ou fatores técnicos limitantes avaliados pela equipe médica

III - Preparo

- Este exame pode ser feito com anestesia local ou sedação, dependendo do caso, e requer jejum de 8 horas.
- Pacientes em uso de medicações anticoagulantes ou anti antiagregantes plaquetários deverão suspender a medicação de acordo com a orientação durante a entrevista com o médico do grupo de intervenção do Fleury.
- Convém ressaltar que a interrupção de qualquer medicamento precisa contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou a biópsia.
- Caso não seja possível a suspensão das medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar.

IV - Cuidados após o exame

- O cliente não pode dirigir ou trabalhar no dia após a biópsia, e precisa permanecer acompanhado na primeira noite depois do procedimento, ciente da necessidade de deslocamento a um pronto-socorro, caso apresente qualquer mal-estar.
- Durante as primeiras 24 horas após o exame, o cliente deverá repousar.
- Após o procedimento não poderá ser realizada atividade física intensa por 5 dias.

V - Observações

Além do procedimento de biópsia, este exame abrange a realização e a cobrança da análise anatomopatológica e imunofluorescência do material coletado. Caso a microscopia eletrônica ou imuno-histoquímica (nos casos de nódulos renais) também tenha sido solicitada, será cobrada à parte.
Caso possua plano de saúde, o cliente deve apresentar uma solicitação de biópsia renal guiada por tomografia ou ultrassonografia, de exame anatomopatológico e de imunofluorescência (ou imuno-histoquímica nos casos de nódulos renais).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura