Outros nomes: Cariótipo fetal em líquido amniótico, Cariograma em líquido amniótico, Cariotipagem em líquido amniótico, Cariótipo com banda G em líquido amniótico
I - Material
- Esse exame é realizado em líquido amniótico colhido no Fleury ou enviado.
- Caso a coleta seja feita no Fleury, é necessário agendar a punção com antecedência.
II- Critérios de realização
- O cariótipo em líquido amniótico deve ser realizado a partir de 15 semanas de gestação, de preferência entre 15 e 20 semanas de gestação.
- Após 20 semanas de gestação, o exame é efetuado somente com pedido médico de cariótipo nesse período.
- A gestante tem de informar seu tipo sanguíneo, a data da última menstruação e a idade gestacional e/ou trazer a ultrassonografia obstétrica.
- Devem ainda ser apresentados os exames realizados na gestação em curso.
- O Fleury não faz a punção na vigência de sangramento.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável no dia do exame.
III- Material enviado
- A amostra deve conter 15 a 20 mL de líquido amniótico refrigerado e ser entregue até 24 horas após a coleta, pois há risco de perda da viabilidade celular.
Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário, termo de esclarecimento e autorização, receita médica com histórico e hipótese diagnóstica) quando impressos ou conferir se esses documentos estão digitalizados.
- Enviar ao setor, o mais rápido possível, sob refrigeração.
Análise dos cromossomos de amniócitos, com bandas G (e outras bandas quando necessário), são cariotipadas 10 metáfases e contadas outras 10
Análise dos cromossomos de amniócitos, com bandas G (e outras bandas quando necessário), são cariotipadas 10 metáfases e contadas outras 10
O cariótipo com banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e estruturais.
- O exame é indicado principalmente para casos de idade materna avançada, filho anterior com anomalia cromossômica ou malformações, abortamento habitual, anormalidades detectadas às ultrassonografias, alteração nos testes séricos maternos e atraso de crescimento intrauterino, entre outras situações.