Outros nomes: Ceratoscopia Computadorizada da Córnea unilateral ou monocular do olho esquerdo, Topografia Coeneana unilateral ou monocular do olho esquerdo, Mapeamento de Córnea unilateral ou monocular do olho esquerdo, Ceratometria unilateral ou monocular do olho esquerdo, Análise de curvatura corneana unilateral ou monocular do olho esquerdo, Análise da curvatura da córnea unilateral ou monocular do olho esquerdo, Ceratoscopia unilateral ou monocular do olho esquerdo, Topografia da córnea unilateral ou monocular do olho esquerdo, Topografia unilateral ou monocular do olho esquerdo, TOPO unilateral ou monocular do olho esquerdo, Mapa Paquimétrico por topografia do Olho Esquerdo, TOPOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CORNEA, OLHO ESQUERDO
I - Informações sobre o exame
- Neste exame não são instilados colírios.
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
II - Preparo
- É necessário evitar o uso de colírios ou pomadas oftalmológicas nos 30 minutos que precedem o exame.
- Em caso de exame pré-operatório, o cliente deve suspender o uso de lentes de contato antes - gelatinosas por 3 dias e rígidas por 7 dias - ou pelo período especificado por seu médico. Se o solicitante autorizar a realização do procedimento sem a suspensão das lentes de contato, essa informação precisa constar no pedido do exame.
- Esse exame tem, como principal indicação, a avaliação da curvatura da córnea, que funciona como uma lente de 60 dioptrias. Se existe uma curvatura anômala, a luz é refratada com irregularidade e a imagem que se forma na retina é borrada, o que se traduz como baixa acuidade visual.
- Existem doenças corneanas congênitas e hereditárias que podem alterar a curvatura da córnea, causando diminuição da acuidade visual, como ocorre mais freqüentemente em casos de distrofias, degenerações e doenças ectásicas evolutivas (ceratocone e degeneração pelúcida).
- A topografia corneana contribui para a avaliação pré-operatória de cirurgias de catarata, transplante de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia, astigmatismo e pterígio, entre outras. Em caso de doenças evolutivas da córnea, em que há aumento gradativo da sua curvatura, com distorção progressiva, o exame é indicado seriadamente para permitir graduar sua evolução.
- Para a utilização de lentes de contato, também é importante monitorizar a curvatura da córnea antes, durante e depois do uso. Qualquer tipo de lente, gelatinosa ou rígida, é capaz de ocasionar distorção corneana. Ocorre que, se o tempo de suspensão não for respeitado, o mapa topográfico pode não corresponder à realidade, influenciando no resultado da refração e de uma eventual cirurgia. Na prática, para usuários de lentes rígidas, o tempo normal de suspensão para a realização da topografia corneana é de pelo menos sete dias. Para usuários de lentes gelatinosas, o tempo normal de suspensão é de três dias. Contudo, mesmo com o tempo de suspensão respeitado, há casos de pessoas que podem necessitar de repetição da topografia se ainda persistirem alterações compatíveis com a deformidade induzida por lentes de contato.
Curvatura da face anterior da córnea.