Outros nomes: Cintilografia com Gálio 67, Cintilografia de corpo inteiro com Gálio 67, Estadiamento tumoral com Gálio 67, Mapeamento com Gálio 67 GA 67 , MIOCARDITE COM GALIO-67, PESQUISA DE, Pesquisa de abcesso com Gálio 67, Cintilografia óssea com Gálio
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado, geralmente, em quatro dias consecutivos. No primeiro dia, o cliente recebe o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas no terceiro e quarto dias. No segundo dia, não é necessário comparecer no Fleury.
- O tempo de duração da obtenção das imagens é variável. Se o exame for de corpo inteiro, o procedimento leva cerca de uma hora em cada dia.
II - Critérios de realização
- Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radiofármaco podem ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
- Em caso de impossibilidade de comparecimento na data marcada, é necessário entrar em contato com o Fleury para o cancelamento do exame com 48 horas de antecedência. O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do cliente que agendou a cintilografia e só pode ser cancelado com o fornecedor dentro desse prazo.
Cintilográfico com radioisótopo
- O método contribui para a detecção de focos infecciosos e inflamatórios, tendo valor na investigação de febre de origem indeterminada. Pode também ser útil na determinação do estágio e no controle evolutivo de linfomas e de outras neoplasias, como melanomas, e no diagnóstico de miocardites e endocardites. Após sua administração endovenosa, o citrato de gálio-67 se liga à siderofilina na circulação, mas a maneira pela qual penetra nas células envolvidas em processo inflamatório ou neoplásico é ainda obscura. As imagens são adquiridas, geralmente, 48 e 72 horas depois da administração do radioindicador, podendo haver, em alguns casos, registros mais tardios.
Corpo todo ou somente uma determinada região