Outros nomes: AVALIACAO DA PERFUSAO MIOCARDICA C/MIBI+DOBUTAMINA, CINT. DO MIOCARDIO C/MIBI-TC99M ASSOC. DOBUTAMINA, CINT. MIOC. C/MIBI-TC99M+STRESS C/DOBUTAMINA, Avaliação da perfusão miocárdica com tetrofosmin e dobutamina, Cint.do miocárdio c/tetrofosmin-Tc99m assoc. dobutamina, Cint. mioc. c/tetrofosmin-Tc99m + stress c/dobutamina, Perfusão do miocárdio c/tetrofosmin e dobutamina, Cintilografia miocárdica c/estresse farmacológico de dobutamina, Perfusão miocárdica com MIBI e dobutamina
I - Informações sobre o exame
- Este exame possui duas etapas:
-- a primeira, compreende a administração do radioindicador por via endovenosa e a obtenção das imagens;
-- a segunda, que começa logo após o término da primeira, abrange a aplicação da dobutamina (estresse farmacológico) e do radioindicador, além da aquisição de novas imagens.
- Observação:
- O horário exato da segunda fase do exame é fornecido pelo analista de Medicina Nuclear ao término da primeira fase.
II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento.
- Para clientes com idade superior a 70 anos é necessário acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente ao Fleury até o término do exame. Não é permitido gestantes como acompanhante para esse exame.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Não ter realizado tomografia das coronárias nas últimas 24 horas.
- É importante apresentar, no dia do exame, resultados anteriores relacionados, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.
Medicamentos:
Os medicamentos betabloqueadores, Amiodarona, Propafenona, Digoxina, Bloqueadores de Canais de Cálcio e Procoralam particularmente, precisam ser interrompidos 3 dias antes da data do agendamento do exame. Qualquer interrupção nas medicações utilizadas deve ter a ciência do médico solicitante.
Demais medicações: devem ser mantidas, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.
Os remédios suspensos devem ser levados à unidade, uma vez que podem ser tomados logo após a cintilografia.
III - Preparo
- Nas 24 horas que antecedem o exame:
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- Não utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
- No dia do exame:
- Fumantes precisam ficar sem fumar pelo menos três horas antes do exame e uma hora após seu término.
- Não fazer exercícios físicos.
- A alimentação antes do exame deve ser leve, uma vez que será necessário tomar um lanche, na unidade, após a administração do radiofármaco.
- Preferencialmente, vir com roupa com abertura na região anterior do tórax e que não contenham metais na região do pescoço e tórax, nem objetos metálicos (correntes, colares, gargantilhas, etc.) nesta região:
Mulheres: não devem vir com soutien de bojo ou que contenha hastes de metal na frente (o fecho das costas não interfere). A utilização de TOP durante o exame é permitida.
Homens: pode haver necessidade de realizar tricotomia (raspagem dos pelos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
-Não portar objetos metálicos na região do pescoço e tórax, tais como correntes, colares, gargantilhas, etc.
IV - Cuidados após o exame:
- Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos durante o exame nessa região. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.
Cintilográfico com radioisótopo.
Este exame emprega a infusão venosa de dobutamina durante aproximadamente 20 minutos, em associação com a administração de uma substância radioativa, a metoxiisobutilisonitrila marcada com tecnécio-99m (MIBI-Tc99m), que serve para avaliar o fluxo sanguíneo ao miocárdio.
- O método se presta à avaliação diagnóstica e evolutiva da doença coronária obstrutiva, representando uma alternativa à realização do esforço físico programado para aqueles indivíduos que não conseguem se exercitar ou que têm algum impedimento médico ao teste ergométrico. Além disso, é uma alternativa para quem não pode receber o estímulo farmacológico com dipiridamol, como portadores de doença obstrutiva pulmonar crônica, enxaqueca e bloqueio atrioventricular de segundo grau e avançado.
- A cintilografia do miocárdio usa a técnica de Gated-Spect, que permite o estudo simultâneo da função do ventrículo esquerdo, tendo como referência: Tilkemeier P L et al. ASNC imaging guidelines for nuclear cardiology procedures. J Nuc Cardiol. 2017, (24), Issue 6: 2064-2128.
- Coração