Outros nomes: Cintilografia das vias biliares, CINTILOGRAFIA DE FIGADO E VIAS BILIARES C/DISIDA, DET EXCRECAO DAS VIAS BILIARES C/ DISIDA, Mapeamento do sistema biliar, Permeabilidade das vias biliares, Prova de excreção vias biliares, CINTILOGRAFIA HEPÁTICA E DE VIAS BILIARES C/ DISIDA, CINTILOGRAFIA HEPÁTICA C/ DISIDA
I - Informações sobre o exame
- Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Esse procedimento dura cerca de uma hora e trinta minutos.
- A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury.
- Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
- Cintilografia com Radioisótopo.
- Neste exame, as imagens sequenciais são realizadas após a injeção endovenosa do ácido diisopropiliminodiacético marcado com tecnécio-99m (DISIDA-Tc99m), que permite verificar o enchimento da vesícula biliar e o tempo de aparecimento de atividade radioativa na luz intestinal. O método pode ser utilizado para o diagnóstico de algumas doenças das vias biliares, como colecistite aguda e icterícia obstrutiva, e para a caracterização de massas hepáticas, por exemplo, adenoma versus hiperplasia e lesões benignas versus lesões malignas. Dependendo da indicação do exame, pode ser necessária a tomada de imagens até 24 horas após a injeção do radioindicador.
- Abdome