Outros nomes: REFLUXO VESICO-URETRAL COM RADIOISOTOPO, PESQ DE, Uretrocistografia miccional com radioisótopo, Uretrocistografia miccional com tecnécio, Uretrocistografia miccional isotópica direta, Uretrocistografia miccional isotópica retrógrada, Cistocintilografia, Uretrocistografia miccional com radioisótopos, Cistografia isotópica direta
"I - Informações sobre o exame
- Neste exame, administra-se o radioindicador na bexiga através de uma sonda uretral e, em seguida, são obtidas as imagens. O tempo de permanência no Fleury é de cerca de 1 hora e 15 minutos.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- A presença de acompanhante é obrigatória para menores de 18 anos ou clientes que necessitem de auxílio. Não é permitido gestante como acompanhante.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- Para mulheres, o ideal é não estar menstruada.
III - Preparo prévio
- Mulheres devem fazer tricotomia (raspagem dos pêlos) da região pubiana para a realização do exame."
Cintilográfico com radioisótopo
- A técnica consiste na administração intravesical, por cateterismo transuretral, do ácido dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA-Tc99m) e na pesquisa do aparecimento de radioatividade nos ureteres e nas vias urinárias altas, no decorrer do tempo. A técnica radioisotópica não fornece informações anatômicas da afecção, mas, na maioria dos casos, identifica sua presença sem que o indivíduo seja submetido a doses excessivas de radiação, o que torna o exame excelente na avaliação evolutiva.
Bexiga e ureteres