Outros nomes: Colonoscopia Virtual, Colonografia por Tomografia Computadorizada
- Pesquisa/ rastreamento de pólipos no intestino grosso.
- Cólon (intestino grosso).
MEDICAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PREPARO
- Dulcolax comprimidos
- Peg-lax 17g (caixa com 14 sachês). Alternativa: Muvinlax (caixa com 20 sachês)
- Luftal gotas
- Meio de contraste OMINIPAQUE - deve ser retirado com a equipe de enfermagem do Setor de Tomografia da Unidade Paraíso (Rua Cincinato Braga, 282). Os demais medicamentos são encontrados em farmácias. Na impossibilidade do próprio paciente retirar o medicamento, o mesmo pode ser retirado por terceiro, desde que seja apresentado o Pedido Médico e Documento do Paciente.
DIETA POBRE EM FIBRAS (somente estes alimentos permitidos)
- Pão de forma branco, pão francês, croissant, biscoito água e sal.
- Arroz branco, macarrão (não integral), filé de peixe, filé de frango, ovo, caldo de carne ou de frango.
- Cenoura cozida, abóbora cozida (sem semente e sem casca), chuchu cozido (sem casca).
- Leite (desnatado), queijo (branco, cotage), iogurtes (natural, sabor de frutas - sem pedaços de fruta).
- Manteiga, margarina, óleo, sal, açúcar, mel, adoçantes.
- Picolés (sem pedaços de frutas), suspiro, gelatina (sem pedaços de fruta).
- Líquidos permitidos: água, chá, café, isotônicos, refrigerantes (normal e light), água de coco, limonada (coada).
- Açúcar e adoçantes liberados.
ANTEVÉSPERA DO EXAME ( ___ / ___ / ___ )
- DIETA POBRE EM FIBRAS durante todo o dia;
- Tomar pelo menos 1,5 litro de água durante todo o dia;
- APENAS PARA INDIVÍDUOS COM INTESTINO PRESO: Tome dois comprimidos de Dulcolax às 8 horas e repita a mesma dose às 20 horas. Em alguns indivíduos o medicamento pode ocasionar cólicas abdominais. Caso necessário, utilize Buscopan (40 gotas).
VÉSPERA DO EXAME ( ___ / ___ / ___ )
- DESJEJUM (até as 9h): DIETA POBRE EM FIBRAS (moderar a quantidade de alimentos sólidos permitidos).
- APÓS as 10h: DIETA LÍQUIDA (somente os líquidos permitidos, incluindo caldo de carne ou de frango).
- 10h (Peg-lax 17g - 1ª dose)
-- Dilua 3 (três) sachês de Peg-lax em 1 litro (1000 mL) de água gelada. Beba um copo (200 mL) da solução a cada quinze minutos.
-- Esta dosagem do medicamento servirá para aumentar o conteúdo de liquido no intestino e poderá, eventualmente, causar alguns episódios de diarreia.
-- Obs.: em caso de falta de Peg-lax, poderá ser utilizado Muvinlax. Neste caso a dose é de 4 (quatro) sachês em 1,0 litro (1000 mL) de água.
- 12h (Dulcolax - dose única)
-- Tome dois comprimidos de Dulcolax. Em alguns indivíduos o medicamento pode ocasionar cólicas abdominais. Caso necessário, utilize Buscopan (40 gotas).
- 17h (Peg-lax 17g - 2ª dose)
-- Dilua 7 (sete) sachês em 1,5 litro (1500 mL) de água gelada. Beba um copo (200 mL) da solução a cada quinze minutos.
-- Todo o volume deve ser consumido em, no máximo, 120 minutos, ainda que a diarreia comece antes do término do medicamento. Nesta dosagem, o produto geralmente causa evacuações aquosas, que se iniciam entre 30 e 180 minutos após sua ingestão.
-- Obs.: em caso de falta de Peg-lax®, poderá ser utilizado Muvinlax®. Neste caso a dose é de 10 (dez) sachês em 1,5 litro (1500 mL) de água.
- 20h (OMINIPAQUE - dose única)
-- Dilua o conteúdo da ampola de OMINIPAQUE (50 mL) em dois copos (total 400 mL) de suco de limão adoçado. Adicione 50 gotas de Luftal. Misture bem. Beba toda a solução e, em seguida, tome mais dois copos de água.
- APÓS as 23h: restrinja a quantidade de líquido ingerido para dois copos, no máximo, até a manhã do exame.
DIA DO EXAME ( ___ / ___ / ___ )
- Permaneça em jejum de sólidos até o exame
- Permitido: água, chá, isotônicos. Pode utilizar açúcar ou adoçante.
- A colonoscopia virtual é um exame radiológico baseado em múltiplos finos cortes realizados por tomografia computadorizada helicoidal, que geram imagens seccionais do cólon, e que posteriormente podem ser reformatadas em múltiplos planos e também podem ser processadas para criar visões endoluminais, semelhantes àquelas obtidas na colonoscopia endoscópica.
A colonoscopia virtual é uma técnica de diagnóstico por imagem desenvolvida para rastrear pólipos e câncer colorretal de forma minimamente invasiva e sem necessidade de sedação. Por meio de múltiplos cortes finos realizados por tomografia computadorizada helicoidal, o método gera imagens seccionais do cólon que, posteriormente, podem ser processadas para criar visões endoluminais, semelhantes às obtidas na colonoscopia endoscópica. Para obter imagens com alta qualidade diagnóstica o cólon deve ser preparado para o exame, semelhante ao feito para a realização do estudo tradicional. A sensibilidade da colonoscopia virtual para diagnosticar as lesões cólicas clinicamente significativas dentro do contexto de rastreamento do câncer colorretal é semelhante à da colonoscopia tradicional. Em março de 2008 o método foi incluído dentro das diretrizes de rastreamento da American Cancer Society.