Manual de exames

Coombs direto, monoespecífico, Vários Materiais

Outros nomes: Coombs direto monoespecífico em sangue total, Coombs direto monoespecífico, Coombs direto com antisoros monoespecíficos, Coombs direto pesquisa de IgG IgA IgM C3c C3d

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

-Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

Não manusear.
- Enviar ao setor refrigerada (2-8°C).

Estabilidade da amostra:
-Refrigerada (2 a 8ºC): 7 dias.
-Congelada (-20ºC): NÃO ACEITÁVEL

Método

-Gel-teste

Interpretação e comentários

- A vantagem do teste direto da antiglobulina monoespecífico em relação ao teste direto da antiglobulina poliespecífico clássico (Coombs direto) é a possibilidade de avaliar, separadamente, a presença de IgG, IgA, IgM e as frações do complemento C3c e C3d que estejam revestindo a superfície dos eritrócitos. Esse resultado é interpretado segundo a intensidade de aglutinação e tem seu resultado representado por cruzes que graduam em fracamente positivo , 1+, 2+, 3+ e 4+.
- O exame é útil no diagnóstico das anemias hemolíticas autoimunes e das anemias causadas por drogas, bem como da doença hemolítica perinatal decorrente da incompatibilidade materno-fetal entre os antígenos dos sistemas de grupos sanguíneos, principalmente o Rh.
- O Coombs direto monoespecífico deve ser realizado sempre que o Coombs direto poliespecífico for positivo, com o objetivo de determinar a classe da imunoglobulina implicada, e nos casos em que o Coombs direto tenha sido negativo, mas haja forte suspeita clínica de anemia hemolítica autoimune – dada a possibilidade de anemia hemolítica autoimune por IgA.
- Juntamente com o Coombs indireto, o presente teste também serve para o diagnóstico de reações transfusionais hemolíticas imunes. Na anemia hemolítica autoimune a quente, geralmente o resultado é positivo e tem, como fração adsorvida, a imunoglobulina IgG. Já nas síndromes da aglutininas frias, o C3d é a fração adsorvida mais frequentemente, mas, ao mesmo tempo, também é possível detectar IgM e/ou IgA. Um exame positivo não se associa sempre à hemólise, da mesma forma que um exame negativo não exclui a hemólise autoimune, devido à sensibilidade do método.
- Pacientes que usam metildopa podem apresentar positividade em decorrência da presença do autoanticorpo IgG, geralmente com especificidade para o sistema Rh.

Valor de referência

-Negativo: ausência de autoanticorpos contra antígenos eritrocitários.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura