Outros nomes: Cultura de secreção uretral feminina, Cultura para aeróbios em secreção uretral feminina, Bacteriológico de secreção uretral feminina
- Para fazer a coleta, a cliente deve ficar, pelo menos, duas horas sem urinar.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
- No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira na Unidade República do Líbano I (até as 18 horas) .
- Receber o material (1 swab de tampa laranja, 1 frasco porta lâminas e 1 tubo contendo salina) dentro do saco plástico apropriado e enviar para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente.
- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.
- Cultura negativa ou presença de microrganismos da microbiota normal da uretra feminina.
- O exame é útil no diagnóstico etiológico das uretrites e inclui rotineiramente a pesquisa de diversos agentes em meios especiais de cultura, até mesmo de Neisseria gonorrhoeae, Gardnerella vaginalis e Candida spp.
- Os meios de cultura empregados permitem também o isolamento de diversos outros microrganismos, tais como enterobactérias, bacilos gram-negativos não-fermentadores, Streptococcus spp, Enterococcus spp e Staphylococcus spp. Além disso, são feitos os exames microscópico direto, para a pesquisa de Trichomonas spp, e bacterioscópico pelo método de Gram, para a avaliação da microbiota local e de elementos celulares (leucócitos e eritrócitos).
- Este método não pesquisa outros agentes causadores de uretrites, como Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum/parvum e Chlamydia trachomatis, os quais necessitam de metodologias especiais e pedidos específicos do clínico.