Outros nomes: Cultura de BK no lavado gástrico automatizada, Cultura automatizada para bacilos álcool-ácido resistentes em lavado gástrico, Cultura automatizada para BK em lavado gástrico , Cultura automatizada para bacilo de Koch no lavado gástrico, Cultura automatizada para BK no lavado gástrico, Cultura automatizada para tuberculose no lavado gástrico, Cultura automatizada para micobactérias no lavado gástrico, Cultura para tuberculose em lavado gástrico
- Esse exame é realizado em material enviado ou colhido no Fleury, neste caso com agendamento prévio.
- Para colher o material fora do Fleury, é necessário retirar o kit no Fleury (frasco estéril e carbonato de sódio).
- O cliente deve informar os medicamentos antimicrobianos tomados nos últimos sete dias.
O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.
- Este exame é realizado atualmente nas seguintes Unidades de Atendimento: Paraíso e Campinas.
- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em até 12 horas se mantido em temperatura ambiente e 24horas se mantido refrigerado.
PROCEDIMENTO DO HOSPITAL
- Fornecer para a coleta 100 mg de carbonato de sódio.
- Se não houver carbonato pode ser utilizado 1 mL de bicarbonato de sódio a 8,4% ( o mesmo utilizado em procedimentos hospitalares).
- Enviar material para a Microbiolgia em temperatura ambiente
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas.
- Cultura em meio de Lowenstein-Jensen e caldo MGIT .
- Cultura negativa.
- O exame é útil para o diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras micobacterioses. A cultura é considerada o padrão-ouro para a confirmação de infecções causadas por espécies do gênero Mycobacterium, uma vez que apresenta sensibilidade superior à da microscopia direta e à da pesquisa do DNA (PCR para M. tuberculosis). O Fleury utiliza um meio sólido e um meio líquido em todos os materiais do trato respiratório e no lavado gástrico. O uso do sistema Bactec 460TB radiométrico (meio líquido) permite a detecção das amostras positivas com maior precocidade (de 10 a 15 dias), mas o prazo final para a negatividade permanece o de 45 dias. A metodologia é capaz de detectar todas as espécies de Mycobacterium, excetuando-se o M. leprae. Em caso de cultura positiva, o exame inclui a identificação rápida e precisa da espécie por amplificação genômica seguida de clivagem enzimática.