Manual de exames

Curva tensional diária, ambos os olhos

Outros nomes: Curva tensional diária de ambos os olhos, Mini curva de PIO, CURVA TONOMETRICA DE AMBOS OS OLHOS, CURVA DE PRESSÃO OCULAR

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Este exame consiste na medida da pressão ocular em diferentes horários no mesmo dia, com o objetivo de verificar variação de pressão ocular diurna. Está indicado em exames admissionais, check-up de empresas, na suspeita de glaucoma e no controle da variação diurna da pressão ocular com medicação antiglaucomatosa.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- A pressão ocular será medida em 4 horários diferentes e o cliente deverá comparecer ao Fleury nos horários pré-estabelecidos (às 8, 11, 14 e 17 horas). Para cada medida será necessária a permanência em sala durante 10 minutos.
- Serão instilados colírios antes de cada medida de pressão ocular.
- Não haverá dilatação de pupilas.
- A cooperação do paciente influenciará no resultado e o exame pode ser impossível de ser realizado em crianças ou adultos pouco cooperativos.
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.

II - Preparo
- É necessário trazer solicitação médica, resultados de exames oftalmológicos já realizados, bem como informações sobre cirurgias oculares ou tratamentos pregressos e indicação de colírios e outras medicações em uso.
- Não é necessário suspender medicamentos e colírios em uso.
- Lentes de contato não deverão ser utilizadas na data do exame.

Método

- Tonometria de aplanação em 4 horários pré-estabelecidos, na mesma data (ao redor das 8, 11, 14 e 17 horas, de acordo com horário inicial do exame). Denomina-se método de minicurva tensional diária.

Valor de referência

- Sem o uso de medicação antiglaucomatosa, a pressão ocular entre 10 e 20 mmHg com variabilidade de 4 mmHg durante o período diurno podem ser considerados normais, dependendo da espessura da córnea (avaliada pela Paquimetria) que interfere com a interpretação do resultado.
- Em uso de medicação antiglaucomatosa, o médico assistente deve indicar a pressão-alvo para o cliente.

Interpretação e comentários

- Sem medicação anti-glaucomatosa: uma ou várias medidas diurnas acima do limite de normalidade ou uma variabilidade excessiva podem fazer o diagnóstico de glaucoma;
- Em uso de medicação anti-glaucomatosa: uma ou várias medidas diurnas acima do limite estabelecido pelo médico como pressão-alvo (dependente do dano glaucomatoso do nervo óptico) ou uma variabilidade excessiva podem fazer diagnóstico de escape de tratamento com necessidade de ajuste de medicação.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura