Outros nomes: Cintilografia de ductos lacrimais, Cintilografia de vias lacrimais excretôras, Dacriocistografia radiosotópica, Dacriocistografia nuclear, DACRIOCINTILOGRAFIA BILATERAL
- vias lacrimais excretoras
I - Informações sobre o exame
- Neste exame, administra-se o radioindicador por instilação no saco conjuntival (como a administração de um colírio) e a obtêm-se as imagens em seguida. O procedimento dura cerca de 30 minutos.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- Clientes do sexo feminino, preferencialmente não vir com sombra ou rímel, pois estes deverão ser removidos antes do início do exame.
- Ao agendar o exame, o cliente deve informar os exames de Medicina Nuclear que fez nos últimos 30 dias para que seja verificada a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
Cintilográfico com radioisótopo
- O exame é útil na avaliação de obstruções nas vias de drenagem lacrimal. No exame normal, após o gotejamento do material radioativo nos olhos, observa-se seu escoamento pelos aparatos lacrimais, com aparecimento de atividade radioativa nos ductos lacrimonasais em cerca de cinco minutos.
- No caso de haver obstrução, o retardo no fluxo lacrimal pode ser unilateral ou bilateral e ocorrer em qualquer parte do trajeto de drenagem.