Outros nomes: RSV, ANTIGENO, VRS, ANTIGENO, Teste rápido para vírus sincicial respiratório, Teste rápido para RS, Teste rápido para VRS, RSV antígeno, VRS antígeno, Antígeno vírus sincicial respiratório, Teste rápido vírus sinicical respiratório
- Não é necessário jejum para este exame. Contudo, pela possibilidade de a coleta de nasofaringe estimular o reflexo do vômito, recomenda-se não se alimentar imediatamente antes da coleta. Para lactentes, se possível, deve-se oferecer a mamada somente após a coleta.
- Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.
II - Amostras colhidas no Fleury
- Os testes coletados nas Unidades Alphaville, Analia II, Braz Leme, Paraíso, República do Líbano I, Rochaverá, Santo André II e Villa-Lobos são processados na própria unidade e têm resultado liberado em até 2 horas. Nas demais Unidades, a amostra é enviada à central e o resultado é liberado em 1 dia útil (incluindo sábados), até as 18 horas.
III - Para amostras não colhidas no Fleury
- O material deve ser entregue refrigerado, no máximo até 72 horas após a coleta.
4.1 - Unidades que processam o exame na DIST
- Receber e processar a amostra utilizando kit de teste rápido disponível na Distribuição, conforme recomendações específicas para o kit em uso.
- Para amostras coletadas em swab, utilizar o meio com Isolvir como solução de eluição; para amostras líquidas, utilizar apenas a amostra. Atenção para o tempo exato de leitura recomendado pelo fabricante.
- Digitar e liberar o resultado, atentando para a seleção da metodologia correta.
4.2 - Unidades que enviam a amostra à Central
- Enviar o material o mais rápido possível à área técnica, respeitando o prazo máximo de até 72 horas após a coleta. Atenção para enviar as amostras coletadas juntas em saco plástico. Não enviar separadamente. Realizar o transporte com refrigeração.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada: 72 horas;
Congelada: não aceitável.
- Unidades que processam o exame: teste rápido imunocromatográfico.
- Unidade que enviam à central: imunofluorescência direta.
- Negativo.
- O exame é útil para o diagnóstico da infecção respiratória causada pelo vírus sincicial respiratório, o principal agente etiológico de infecções respiratórias baixas em crianças com menos de 2 anos (traqueobronquite, bronquite, bronquiolite e pneumonite).