Outros nomes: NOVOCORONAVIRUS, Coronavírus China, detecção de coronavirus chines, PCR para coronavirus Wuhan, DETECCAO QUALITATIVA DE NOVO CORONAVIRUS, (NCoV-2019) POR PCR, Vários Materiais, Covid 19, Detecção de novo coronavírus, Detecção qualitativa de Novo Coronavírus NCOV 2019 por PCR vários materiais, Novo Coronavírus, PCR para 2019 NCOV, PCR para Coronavírus 2019, PCR para Novo Coronavírus, RT PCR Covid 19, Teste para Novo Corona
1 - Orientações necessárias
I - Informação sobre o exame
O material preferencial para este exame é o raspado (swab) de nasofaringe combinado ao raspado de orofaringe. Abrir o exame como raspado do trato respiratório. Pode, entretanto, ser realizado em outros materiais do trato respiratório, como: lavado e aspirado de nasofaringe, raspado de orofaringe, aspirado traqueal, lavado broncoalveolar e escarro, conforme especificado no pedido médico. Material liquor deve ser aceito sob condições pela assessoria médica.
II - Critérios de realização:
- Exame realizado por livre demanda.
- Clientes menores de 17 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para realização do exame.
Atendimento particular não é necessário solicitação médica.
Para Planos de Saúde, seguir as orientações exigidas pelo seu convênio.
Indicado jejum de duas horas para que não haja mal estar, náuseas ou vômito no momento de realização do exame. Caso cliente deseje realizar o exame sem jejum, é possível, desde que o mesmo esteja ciente da possibilidade destes sintomas.
Profissionais da área da saúde (Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros , Farmacêuticos , Fisioterapeutas , Fonoaudiólogos, Dentistas , Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Técnico de Enfermagem, Técnico e Tecnólogos em Radiologia e Médicos do Programa Mais Médicos, Médicos Veterinários, Assistentes Sociais, Psicólogos e Professores de Educação Física) possuem desconto diferenciando no exame.
Necessário apresentar o documento de vínculo ao conselho da sua classe (exceto para estudantes que precisam mostrar o vínculo com a universidade).
A Marca Fleury aceita como pagamento em Dinheiro, Cartão de Crédito e Débito.
4 - Processamento e adequação da amostra
Processamento e adequação da amostra
Não é necessário preparo para este exame. - O material preferencial para este exame é o RASPADO DE NASOFARINGE . - Outros materiais possíveis: lavado ou aspirado de nasofaringe, raspado de orofaringe, secreção traqueal, lavado brônquico/broncoalveolar e escarro.
- Liquor deve ser aceito sob condições, pois é um material NÃO validado e precisa do acordo da assessoria médica. Enviar o material refrigerado para setor em até 24h. Materiais coletados superior a 24h, congelar. Materiais congelados por tempo superior a 72 horas só poderão ser aceitos se tiverem permanecido a, pelo menos, -70°C por todo o período de armazenamento e durante o transporte. - As amostras de cada cliente devem ser acondicionadas, cada qual, em um saco plástico. Em hipótese alguma amostras de diferentes clientes podem ser acondicionadas em um mesmo saco plástico, uma vez que isso aumenta o risco de contaminação, caso haja um vazamento.
Enviar os sacos plásticos individuais sem lacres, nós ou etiquetas colantes.
Não serão aceitos frascos vazados ou em temperatura ambiente OBS.: Não é necessário realizar coleta de mais de um local. RASPADOS: enviar em tubo contendo meio de transporte para isolamento de vírus junto com o swab. LAVADOS: enviar na seringa vedada (sem agulha), ou frasco plástico estéril.
ASPIRADOS: enviar na seringa vedada (sem agulha), ou frasco do tipo ""bronquinho"", ou frasco plástico estéril.
LIQUOR: enviar o material coletado no tubo de 3mL. Estabilidade da amostra
- Temperatura ambiente: não aceitável
- Refrigerada (2°-8°C): em até 24h
- Congelada (-20°C): 72 horas
- Congelada (-70°C): 1 mês
LAVADOS: enviar na seringa vedada (sem agulha), ou frasco plástico estéril.
ASPIRADOS: enviar na seringa vedada (sem agulha), ou frasco do tipo ""bronquinho"", ou frasco plástico estéril.
LIQUOR: enviar o material coletado no tubo de 3mL.
PCR em tempo real
Este exame consiste em um teste molecular baseado em PCR em tempo real que possibilita identificar o novo coronavírus detectado em 2019 na China (nCoV_2019).
A detecção do RNA viral do coronavirus2019nCoV constitui indicação de infecção por esse agente. A negatividade não exclui definitivamente o diagnóstico dependendo do tempo decorrido entre as manifestações clínicas e a coleta da amostra. A dinâmica da eliminação deste vírus nas diversas matrizes biológicas ainda é pouco conhecida, mas estudo recente indica que a detecção do seu RNA no raspado de nasofaringe é possível por cerca de 10 dias após o início dos sintomas.