Outros nomes: ECO BIDIMENSIONAL C/ MAPEAMENTO DE FLUXO A CORES, Eco Bidemensional com doppler colorido, ECOCOLORCARDIOGRAMA, Ecocard doppler aorta torácica, ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL TRANSTORACICO COM DOPPLER COLORIDO, ECOCARDIOGRAFIA BIDIMENSIONAL TRANSTORACICO COM DOPPLER COLORIDO, ECOCARDIOGRAMA COM DOPPLER COLORIDO TT, Função ventricular, ECOCARDIOGRAMA TT, Ecocardiograma com Doppler colorido, Ecocardiograma colorido, ECODOPPLERCARDIOGRAMA COLORIDO
"I - Critérios de realização
- Este exame é feito somente em pessoas com mais de 12 anos completos. Abaixo dessa faixa etária, realiza-se o ecocardiograma infantil;
- É necessária a apresentação do pedido médico para realização do exame.
II - Preparo
- Não requer jejum
- Não há necessidade de suspender as medicações em uso.
- Clientes do sexo feminino não devem vir para o exame usando vestido, pois há necessidade de tirar a blusa ou camisa e o sutiã para realizar o exame.
-As clientes do sexo feminino têm a possibilidade de agendar o exame com preferencial médica do sexo feminino.
- No dia marcado, o cliente não pode praticar esportes nem realizar esforço físico antes do exame."
- Comparação estrutural e funcional do coração e grandes vasos, em relação às características normais, e de medidas e cálculos, em relação aos valores normais para peso e/ou superfície corporal.
- Esse exame está principalmente indicado para avaliação das dimensões das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular e avaliação após cirurgia cardíaca.
- A interpretação se baseia na análise subjetiva das imagens das estruturas cardíacas e dos grandes vasos, das curvas de velocidade e dos padrões de fluxo, assim como em medidas e cálculos que são, em geral, comparados com os valores de referência para o peso e/ou superfície corporal do paciente. A função sistólica global dos ventrículos direito e esquerdo é avaliada de forma quantitativa ou subjetiva ou quantitativo e a função segmentar, de modo subjetivo. Pelas características de propagação do ultrassom, em algumas situações como obesidade, doença pulmonar obstrutiva ou conformação torácica do indivíduo, as imagens e os sinais de Doppler podem não ser adequados para a análise de determinadas estruturas cardíacas, limitando o exame.