Outros nomes: Eco com esforço, Ecocardiograma bidimensional com estresse físico, Ecocardiograma com esforço, Ecocardiograma bidimensional com esforço em maca com bicicleta, Ecocardiograma durante esforço físico, Ecocardiograma com doppler associado ao esforço físico, ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM DOPPLER E ESTRESSE FISICO, ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM ESTRESSE FISICO EM ESTEIRA, Ecocardiograma com stress na ciclomaca
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com pedido médico.
- Esse exame é realizado em duas etapas, sendo uma parte em maca e outra parte em esteira rolante ou bicicleta ergométrica (Somente a unidade Ponte Estaiada possui bicicleta ergométrica).
- O limite de peso para a execução do ecocardiograma sob esforço físico é de 140 kg.
- Os pacientes devem ter ao menos 14 anos de idade. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável no dia do procedimento.
- Pacientes acima de 70 anos, devem comparecer acompanhados de uma pessoa maior de idade.
- Outras condições específicas consultar equipe de ecocardiografia.
II - Medicamentos
A suspensão de medicamentos somente deverá ser realizada sob a orientação do seu médico.
III - Contra-indicações
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Para quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- O exame NÃO deve ser feito durante gestação, menstruação com sintomas intensos, enxaqueca, anemia, gripe, estado febril e quadros infecciosos agudos, dificuldades de movimento das pernas. Outras condições não elencadas aqui e observadas pelo médico apenas no momento do exame também podem impedir a sua realização.
IV - Preparo
- Nas 24 horas anteriores ao exame não usar na pele do tórax cremes, pomadas, bronzeadores ou qualquer substância oleosa.
- Evitar o consumo de alimentos que contenham cafeína ou chocolate, com antecedência de 24 horas.
- No dia do teste, o cliente não pode fazer exercícios físicos ou ingerir bebidas alcoólicas.
- Não fumar no dia do exame.
- Para o exame, utilizar preferencialmente roupas esportivas e tênis. O exame não poderá ser realizado com o paciente descalço. Caso pretenda tomar banho após o esforço, trazer chinelos com sola de borracha. O Fleury disponibilizará o kit higiene e toalhas de banho.
- Para o exame em clientes do sexo feminino, é importante ressaltar que as pacientes ficarão com tórax desnudo (top ou outras vestimentas interferem na obtenção das imagens para o exame e não serão permitidas). Entretanto, será realizada a cobertura dos mamilos e sustentação das mamas com micropore e gaze para o momento da esteira e as mamas estarão protegidas por lençol descartável durante a avaliação em maca.
- Para os homens, pode ser necessária uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para a fixação dos eletrodos.
- Realizar uma alimentação leve, com até 1 hora de antecedência. Não comparecer em jejum.
- O paciente deve chegar ao Fleury 30 minutos antes do horário agendado, com tolerância máxima de 10 minutos.
- Após o teste, recomenda-se evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana. Se necessário sugere-se usar protetor solar com FPS maior que 30.
- IMPORTANTE:
Se precisar coletar sangue ou outro material para exames antes do ecocardiograma de esforço deve chegar à unidade com ao menos uma hora de antecedência.
- A coleta de sangue não poderá ser realizada logo após o exame de esforço.
I- Aspectos gerais: É um exame que emprega esforço físico sob supervisão médica para evidenciar alterações cardiovasculares gerais, de contração miocárdica segmentar e global do ventrículo esquerdo ao ecocardiograma, que por ventura não estejam presentes em repouso. O exame também pode ser usado para avaliar a repercussão de doenças valvares, congênitas, cardiomiopatias e hipertensão pulmonar.
- As imagens ecocardiográficas do ventrículo esquerdo são obtidas e registradas antes, durante o pico do esforço e ao final da fase de recuperação. Simultaneamente, são registrados eletrocardiograma de 12 derivações, a pressão arterial, a frequência cardíaca e os eventuais sintomas.
- Protocolo de esforço físico em bicicleta ergométrica em maca: recomenda-se o protocolo de Balke. Neste protocolo a carga inicial pode ser: homens adultos saudáveis de 50 W (Watts), em mulheres e pacientes em geral de 25 W, e pacientes limitados iniciar sem carga (zero W). Utilizar incrementos de 25 W a cada 3 (três minutos). Procura-se sempre atingir o maior nível de esforço com a maior frequência cardíaca possível: ao menos 85% da frequência cardíaca submáxima predita. O esforço deve ser interrompido se houver sintomas limitantes, alteração significativa do ritmo ou das imagens, hipertensão ou hipotensão arterial, significativas.
- A análise da função segmentar do ventrículo esquerdo é feita de maneira subjetiva comparando as imagens da função de cada segmento miocárdico do ventrículo esquerdo no momento do exercício máximo com aquelas obtidas na fase pré-teste. A função miocárdica segmentar é analisada observando-se o espessamento e o movimento de cada segmento do ventrículo esquerdo. O teste é considerado normal ou negativo para isquemia do miocárdio, se há resposta hiperdinâmica de todos os segmentos miocárdicos. O teste é considerado positivo para isquemia miocárdica se ocorrer nova alteração contrátil ou acentuação de alteração prévia em um ou mais segmentos durante o esforço. As alterações segmentares da contração compreendem: hipocinesia (diminuição da mobilidade e/ou espessamento), acinesia (ausência de espessamento e/ou mobilidade) e discinesia (ausência de espessamento com movimento em direção oposta ao esperado). Se o objetivo do exame for avaliar a função global do ventrículo esquerdo, a fração de ejeção (método de Simpson) é avaliada antes e no momento do máximo esforço obtido. A análise de outros parâmetros como gradientes de pressão e pressão pulmonar são também realizadas por comparações entre as medidas antes e no esforço máximo..
- A principal indicação do exame é para o diagnóstico de doença das artérias coronárias, particularmente nos indivíduos que apresentam alterações no eletrocardiograma de repouso que dificultam a identificação de isquemia miocárdica pelo teste ergométrico, como alterações do segmento ST e bloqueios de ramo. Está também indicado em pacientes com miocardiopatias e doenças valvulares para avaliação da função ventricular e parâmetros hemodinâmicos.
- O exame deve ser evitado nos pacientes com hipertensão arterial importante e não controlada, estenose aórtica grave, arritmias não controladas, fase aguda de infarto do miocárdio ou angina instável.
- Para pesquisa de isquemia miocárdica, a resposta normal é o movimento hiperdinâmico de todos os segmentos miocárdicos e a redução dos volumes ou diâmetros do ventrículo esquerdo. A detecção de nova alteração da função segmentar do ventrículo esquerdo durante o teste indica isquemia miocárdica.