Outros nomes: Eco transesofágico, Ecocardiografia doppler transesofágica , Ecocardiografia transesofágica, Ecocardiograma doppler transesofágico , Ecocardiografia intra-esofágica, Ecocardiograma transesofágico com microbolhas, Ultrassom transesofágico de valva aortica, ULTRA-SOM TRANSESOFAGICO DE VALVA AORTICA
"I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente em adultos entre 18 e 85 anos de idade, com mais de 40 kg, mediante apresentação de pedido médico.
- O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente ao laboratório até o término do exame. Esta é uma condição indispensável.
II - MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO
Alguns medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico. Confira a lista abaixo:
21 dias antes: Semaglutida (Ozempic®) Semaglutida (Rybelsus® - via oral) Dulaglutida (Trulicity®) Tirzepatida (Monjauro®)
48 horas antes: Orlistate (Xenical®) Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®) Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®) Empaglioflozina ( Jardiance ®)
III – Preparo
- O exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) e qualquer tipo de alimento (líquido, pastosos ou sólidos) de, no mínimo, oito horas.
Para exames marcados no período da tarde, caso seja feita uma refeição antes das 8 horas de jejum no dia do exame, esta deve ser leve e não conter alimentos sólidos.
- Antes do procedimento, qualquer prótese dentária móvel precisa ser retirada.
- Não realizar esforço físico, não fumar e trazer anotado os medicamentos em uso.
IV - Cuidados após o exame
- O cliente deve deixar o laboratório acompanhado e fazer repouso no restante do dia.
- Como o procedimento requer o uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após sua realização.
- Durante um período de aproximadamente oito horas, após o exame, o cliente não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes.
-O cliente não poderá fazer viagens desacompanhado no dia do exame.
-Observação: Vale lembrar que os custos do Ecocardiograma Transesofágico e da sedação necessária para sua realização cabem ao cliente. É possível que o exame precise ser interrompido, por motivos de segurança, após o início da sedação. Dessa forma, recomendamos que, antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção sobre os valores de tais procedimentos e cobertura pelo plano de saúde. "
- As imagens do coração são obtidas após a intubação do esôfago com uma sonda com um transdutor de ultrassom na extremidade distal;
- Para tal procedimento utiliza-se analgesia da orofaringe com "spray" de xylocaína e sedação endovenosa com midazolam. Durante todo o teste o paciente é monitorizado (oxímetria, frequência cardíaca, pressão arterial e monitor eletrocardiográfico);
- Antes do exame transesofágico, realiza-se um exame transtorácico, inclusive com a obtenção de medidas;
- No Fleury utiliza-se transdutor multiplanar de 5 a 6,5 MHz;
- As imagens são gravadas em clipes e em fotos pelo sistema de captura de imagens.
- A análise do exame é fundamentalmente subjetiva, mas a rotina inclui obtenção de medidas das cavidades, grandes vasos e velocidade de fluxo para estimativa de gradientes de pressão ou pressões intracavitárias, por via transesofágica ou transtorácica;
- As alterações estruturais e funcionais encontradas são analisadas em comparação com o padrão de normalidade previamente descrito na literatura e também pela experiência do examinador.
- Esse exame está indicado principalmente para a pesquisa de fonte embolígena cardíaca, em indivíduos com fibrilação atrial candidatos à cardioversão, na investigação de endocardite infecciosa não diagnosticada pelo exame transtorácico ou complicada, em doença da valva mitral e da aorta, na disfunção de prótese valvar, nos defeitos do septo atrial, entre outras.
- Como outros métodos complementares de diagnóstico, deve ser considerado o quadro clínico do indivíduo, uma vez que a interpretação de baseia na análise subjetiva das imagens das estruturas cardíacas, das curvas de velocidade e dos padrões de fluxo, assim como em medidas e cálculos. Os detalhes da anatomia interna e da função do átrio esquerdo e seu apêndice, do septo atrial, das valvas atrioventriculares, até mesmo de próteses, e da aorta podem ser obtidos na maioria das pessoas examinadas.