Outros nomes: EEG de duas horas com ou sem vídeo, Videoeletroencefalograma de duas horas, Vídeo-EEG de duas horas, Vídeo-EEG contínuo não invasivo de duas horas, EEG PROLONGADO DE DUAS HORAS, EEG PROLONGADO DE 2 HORAS, ELETROENCEFALOGRAMA DE 2 HORAS, ELETRENCEFALOGRAMA, PROLONGADO DE 2 HORAS COM MAPEAMENTO., Eletroencefalografia de 2 horas
I - Preparo
- Na noite anterior ao exame, é fundamental e necessária a privação de sono pelo maior tempo possível. Ou seja, o período de sono precisa ser de, no máximo, quatro horas.
- As medicações em uso não devem ser modificadas.
- Recomenda-se que o cliente compareça ao Fleury acompanhado no dia do procedimento.
- Para a correta obtenção dos registros eletroencefalográficos, a sala de exame precisa ter temperatura por volta de 10 a 15 graus. Por essa razão, sugere-se que o cliente e seu acompanhante levem agasalho no dia da avaliação.
II - Orientação para adultos
- O período de sono na véspera do exame deve ser de apenas quatro horas ou, então, bem menor que o habitual, A privação de sono é necessária para que o cliente consiga dormir durante o exame e também por funcionar como um ativador das anormalidades, aumentando a possibilidade de estas serem detectadas.
- O cliente tem de sair de casa bem alimentado para dirigir-se ao Fleury.
- Os cabelos precisam estar lavados e secos para a realização do exame, não podendo conter gel, musse ou laquê.
- Depois da aplicação de tintura nos cabelos, é preciso aguardar um intervalo de 48 horas para fazer o EEG.
III - Orientação para crianças
- Para a realização do exame, os cabelos têm de estar lavados e secos.
- Clientes de 2 a 12 anos devem dormir o mínimo possível na véspera ou mesmo no dia do EEG, além de estarem bem alimentadas antes do procedimento.
- Menores de 2 anos precisam chegar ao Fleury com sono e com fome. Os pais ou responsáveis devem ter à mão mamadeira ou alimentos habituais, além de apetrechos que o bebê utilize para dormir, tais como chupeta, travesseiros, objetos de apego, etc.
- A criança não pode dormir no carro, a caminho do Fleury.
IV - Fases do exame e tempo de duração
- O registro é realizado durante 120 minutos e deve incluir preferencialmente um período com o cliente acordado (vigília) e um período de sono leve.
- A obtenção de traçados da fase de sono é muito importante nos casos de suspeita de crise epiléptica.
- Não estamos realizando EEGP2 sob sono induzido ou sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro.
- O exame inclui os estímulos de hiperventilação, por até cinco minutos, e fotoestimulação intermitente, com luz estroboscópica.
- O exame pode ser feito com registro concomitante de vídeo, a critério médico.
- Registro dos potenciais elétricos cerebrais por período prolongado e de vídeo concomitante (opcional).
- Ausência de anormalidades.
- O eletroencefalograma serve para a investigação de afecções neurológicas, como epilepsia e outros distúrbios, que cursam com perda da consciência, assim como de demências e de doenças degenerativas do sistema nervoso, além de processos expansivos.
- O EEG prolongado por duas horas com vídeo opcional registra os eventos epilépticos concomitantemente aos potenciais elétricos cerebrais. É particularmente útil para pacientes que apresentam eventos frequentes, como crises de ausência ou outros tipos de fenômenos de natureza não esclarecida, nos quais seja importante afastar a possibilidade de epilepsia.