Outros nomes: Eletrocardiograma, de esforço em bicicleta ergométrica, Teste ergométrico em bicicleta ergométrica, ECG de esforço em bicicleta ergométrica, Eletrocardiograma de esforço em bicicleta ergométrica, Ergometria em bicicleta ergométrica, Teste de esforço em bicicleta ergométrica, Teste em bicicleta ergométrica, Teste ergométrico computadorizado em bicicleta ergométrica, teste ergométrico em bicicleta, prova de esforço em bicicleta
I - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Este exame é feito somente com pedido médico.
- Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no dia do teste.
- O cliente deve apresentar exames cardiológicos e pulmonares dos últimos dois anos.
- O teste ergométrico em bicicleta não pode ser realizado na vigência de estado febril ou gripe, infecções agudas, enxaqueca, período menstrual, diarreia, gestação e problemas ou dores na coluna e no joelho que impeçam o cliente de pedalar.
- O limite de peso para a realização do exame é de 250 kg.
- Portadores de Marcapasso: Trazer cópia da carteirinha do marcapasso contendo as informações do equipamento.
II - Contraindicações
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) pós COVID-19 é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
III - Preparo
- Nas 24 horas que precedem o exame, a pele do tórax não deve receber cremes, pomadas, bronzeadores nem nenhuma outra substância oleosa. Já no dia do exame, antes da avaliação, é preciso também evitar o uso de sabonete com hidratante no corpo.
- No dia do teste, o cliente não pode fazer exercícios nem ingerir bebidas alcoólicas ou energéticas que contenham cafeína.
- Fumantes não devem fumar no dia do exame. Se isso não for possível, a pausa no cigarro tem de ser feita pelo menos três horas antes de a prova começar.
ATENÇÃO: O cliente precisa levar consigo roupas adequados para o exercício físico (agasalho, shorts ou bermuda). O calçado deve ser preferencialmente TENIS. Caso não tenha tênis pode ser calçado com sola de borracha, fechado, e sem salto (adequado para exercício). O exame NÃO poderá ser realizado descalço, com chinelos, croc ou sandálias.
- Clientes do sexo feminino devem levar à unidade top de ginástica ou sutiã adequado para a realização do exercício.
- Clientes do sexo masculino, pode haver necessidade de uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
- É possível fazer uma refeição leve até 30 minutos antes do exame. Se o teste ergométrico for de manhã, deve-se manter o desjejum habitual. Se for à tarde, convém ingerir um almoço leve ou um sanduíche com suco natural. O teste não deve ser realizado em jejum..
- Após o teste, convém evitar a exposição da pele do tórax à luz solar por um período de sete dias.
IV - Suspensão de medicamentos
- Todos os medicamentos em uso devem ser mantidos, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.
- IMPORTANTE: É fundamental seguir rigorosamente estas instruções, uma vez que qualquer detalhe não observado pode acarretar o adiamento do exame.
- Chegar à unidade com, pelo menos, uma hora de antecedência do agendamento do exame sempre que precisar coletar qualquer tipo de exame antes da realização do teste ergométrico.
- Avaliação de cardiopatas, de pneumopatas e de indivíduos sadios que praticam atividade física ou que pretendem iniciar um programa de exercícios.
- É um exame que emprega a realização de esforço físico programado em bicicleta, sob supervisão médica. Tem a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercício que porventura não estejam presentes em repouso.
- Serão realizados eletrocardiogramas em condições de respiração forçada, segundo protocolos específicos, com a finalidade de se atingir a freqüência cardíaca máxima para a idade do paciente, o máximo de cansaço físico suportável.
- Monitorização contínua do eletrocardiograma em 12 derivações será realizada durante toda a prova com medidas de pressão arterial e freqüência cardíaca a cada estágio do exercício.
- Duração média da fase de exercício: 6 a 12 minutos.
- Após o exercício , fase de descanso com duração de 6 minutos e liberação posterior do cliente.
- O teste utiliza bicicleta ergométrica e sistema de monitoração eletrocardiográfica.
- Os dados obtidos são comparados com valores previstos estimados, considerando-se as variáveis hemodinâmicas.
- Este exame costuma ser solicitado dentro da avaliação cardiológica global. Está indicado para o diagnóstico de isquemia na doença arterial coronariana, para a avaliação funcional dentro das diversas cardiopatias, para o estudo de arritmias e hipertensão arterial, para o acompanhamento após revascularização cirúrgica ou mecânica e após infarto do miocárdio, além de ser parte obrigatória da avaliação de indivíduos que pretendem praticar esportes. A interpretação dos resultados deve ser feita à luz dos dados clínicos, mas segue as III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Teste Ergométrico (Arq. Bras. Cardiol, Vol. 95, Suplemento 1 2010), englobando avaliação eletrocardiográfica, clínica e hemodinâmica.