Outros nomes: Ultrassonografia e tomografia da tiróide para pesquisa de linfonodos, Tomografia e ultrassonografia cervical para pesquisa de linfonodos, Ultrassom e tomografia de pescoço para pesquisa de gânglios linfáticos, Tomografia e ultrassonografia cervical para mapeamento de metástases, Ultrassonografia e tomografia cervical para pesquisa de adenopatia, Tomografia e ultrassom de leito tiroideano para mapeamento de linfonodos
- Avaliação pré-operatória de pacientes com carcinoma de tiróide com mapeamento de lesões na tiróide ou leito tiroidiano e cadeias ganglionares.
- Estruturas do pescoço desde a base da língua até o ápice pulmonar (tomografia).
- Região cervical anterior (ultrassonografia).
I - Informações sobre o exame
- O procedimento avalia pessoas com diagnóstico de câncer de tiroide que serão submetidas à cirurgia. Para tanto, faz uma análise conjunta dos exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada da região cervical.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica e, se preciso, pode ser agendado com anestesia. Contudo, ela é necessária para clientes entre 1 e 5 anos de idade ou para crianças maiores e adultos com dificuldade de colaborar, a exemplo de claustrofóbicos.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento.
- O limite de peso para a realização do exame é de 180 kg.
- O método não é feito em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, a cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Para mulheres que estejam amamentando, pode ser necessária a interrupção temporária da amamentação por um período de 24 a 48 horas após o exame, caso seja utilizado contraste. Em tais situações, um médico do setor pode fornecer esclarecimentos complementares.
- O cliente precisa informar os medicamentos em uso e apresentar resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
- O exame requer quatro horas de jejum absoluto, sem a ingestão de água, inclusive. O cliente pode se alimentar apenas após a realização da tomografia.
IV - Suspensão de medicamentos
- Nas 24 horas que antecedem o procedimento e com a autorização do médico assistente, o cliente deve suspender o uso dos medicamentos metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e fenformina (Debei®), em virtude do possível emprego de contraste endovenoso.
- Análise das estruturas do pescoço por meio de cortes axiais por tomografia computadorizada e por meio da ultrassonografia. De acordo com a indicação clínica pode ser necessária a utilização de contraste iodado e/ou análise no plano coronal na tomografia.
- O exame está indicado para a avaliação pré-operatória de lesões malignas da tiroide e consiste no detalhamento anatômico dos linfonodos cervicais suspeitos. O método é capaz de definir a extensão da doença e de auxiliar o médico na programação do procedimento cirúrgico.