Outros nomes: AZUL DA PRUSSIA, COLORACAO, Depósito de ferro em medula, Ferro em medula óssea, FERRO MEDULAR, PESQUISA DE, PERLS, TESTE DE, Pesquisa do depósito de ferro na medula óssea, Pesquisa de ferro medular para neoplasias (ou síndromes) mielodisplásicas
- O exame é realizado em material de medula óssea colhido no Fleury ou em outros estabelecimentos de saúde. Para coleta no Fleury, é necessário agendar o procedimento com antecedência.
- Conferir identificação e qualidade do material;
- Acondicionar as lâminas secas em caixa plástica própria com a etiqueta de identificação na caixa;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
- Perls, modificado.
- Depósito intersticial: (++/+++).
- Sideroblastos: (%) até 30%
- Sideroblastos em anel: ausentes.
- Trata-se de um teste citoquímico de coloração para ferro, realizado em esfregaço de medula óssea, que tem utilidade na semiquantificação do depósito medular de ferro. Na anemia ferropriva, há diminuição ou ausência desses depósitos, enquanto na hemossiderose ou na hemocromatose, eles estão aumentados, o que também pode ocorrer nas anemias hemolíticas, nas anemias com eritropoiese ineficaz (megaloblásticas, sideroblásticas e talassemias) e nas anemias das doenças crônicas, especialmente nas inflamatórias.
- Os sideroblastos em anel são patológicos e aparecem em alguns casos de síndrome mielodisplásica, a exemplo das anemias refratárias, e em situações de deficiência de ácido fólico e/ou B12, intoxicação por metais pesados (Pb), deficiência de piridoxina, uso de tuberculostáticos, etc.