Outros nomes: Glicemia de jejum soro, Glicemia no soro , Glicose de jejum soro, Glicose de jejum plasma, Glicemia plasma, Glicemia soro, GLICOSE SORO, Glicemia de jejum no plasma, Glicemia no plasma fluoreto
- O cliente nĂŁo deve realizar esforço fĂsico antes da coleta.
- O uso de medicações por via oral e/ou de insulina para o tratamento do diabetes deve seguir a orientação do médico assistente. Todavia, o Fleury sugere que esses medicamentos sejam administrados após a coleta da amostra para minimizar o risco de hipoglicemia.
Jejum:
- AtĂ© 3 anos: No mĂnimo 3 horas de jejum;
- De 3 a 9 anos: No mĂnimo 4 horas de jejum;
- A partir de 9 anos: No mĂnimo 8 horas de jejum;
Atenção: Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ÂşC;
- NĂŁo aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
UNIDADE BRASĂŤLIA:
- Aliquotar 1 mL de plasma e enviar refrigerado.
- Enzimático.
75 - 99 mg/dL.
- O teste é útil no diagnóstico das hiperglicemias e hipoglicemias. Considera-se pré-diabetes ou glicemia de jejum inapropriada valores de glicemia de jejum entre 100 mg/dL e 125 mg/dL. Nestes casos, deve-se realizar o teste oral de tolerância à glicose com medidas no jejum e 2 horas após a sobrecarga. Para o diagnóstico de Diabetes Mellitus, é necessário glicemia de jejum igual ou superior a 126 mg/dL em duas ocasiões, ou glicemia igual ou superior a 200 mg/dL após duas horas no teste oral de sobrecarga, ou glicemia igual ou superior a 200 mg/dL colhida em qualquer horário desde que na presença de sintomas de diabetes.