Outros nomes: Hemograma, Hemograma completo, Hemograma sangue, CRASE SANGUINEA, ESTUDO DA, Hematimetria, Hematológico, SCHILLING, HEMOGRAMA DE, HT completo, Hemograma com diferencial, HMG, Hemograma com índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW), Linfócitos atípicos, Hemograma com plaquetas
- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
- O cliente não deve realizar o exame após grandes esforços físicos.
- Encaminhar a amostra em temperatura ambiente entre 15 e 25 °C, na parte de cima da caixa de malote com controle de temperatura.
Unidade Brasília:
Envolver as amostras em papel filtro, colocar em saco plástico bolha e acondicionar nas bags para transporte.
Enviar ao setor na caixa refrigerada.
NOTA: se houver na mesma ficha solicitação do exame HTEXERC, enviar as duas amostras (HT e HTEXERC) presas a um elástico na caixa de papelão do setor HEM.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: (15-25 °C), 24 horas sem contato direto com o gelo
Congelada: não aceitável
Metodologia automatizada e eventual estudo morfológico em esfregaços corados no SP1000i, SP10 (automatizado), Corador (Hemogram) ou método manual (Leishman, May Grunwald/Giemsa).
Análise morfológica: digital (Cellavision) ou tradicional (microscopia manual).
O exame inclui:
- contagem global de leucócitos
- hemoglobina
- hematócrito
- contagem global de eritrócitos
- contagem global de plaquetas
- contagem diferencial de leucócitos (neutro, eosino, baso, mono, linfo)
- histograma de eritrócitos
- histograma de plaquetas
- gráfico de dispersão dos leucócitos (diferencial)
- Para este exame estão sendo utilizados alternativamente um dos seguintes instrumentos:
- Sysmex -XE2100
- Sysmex -XT2000
- Sysmex- XS1000i
- Sysmex- XT1800
- Sysmex-XN
- Sysmex-XE5000
Teste123
- Por ser muito extenso e ter inúmeros itens, os valores de referência deste exame encontram-se nos valores de referência dos exames série vermelha, série branca e plaquetas.
- O exame tem utilidade na avaliação de desvio à esquerda (células jovens), anemias, policitemias, leucemias mieloides e linfoides, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios, plaquetoses e plaquetopenias, assim como no seguimento de indivíduos em quimioterapia, entre outras indicações. Compreende a análise da série vermelha, da série branca e das plaquetas, incluindo a contagem global de leucócitos, a dosagem de hemoglobina e de hematócrito, a contagem global de eritrócitos, a determinação de índices hematimétricos (HCM, VCM, CHCM), RDW, IPF, IRF a contagem global de plaquetas, a contagem diferencial de leucócitos (neutrófilo, eosinófilo, basófilo, monócito e linfócito) e os histogramas de eritrócitos e de plaquetas. Os gráficos de dispersão dos leucócitos (diferencial 3), os histogramas de eosinófilos e de basófilos e os alertas não são fornecidos, mas integram o controle de qualidade e o sistema de apoio à decisão do Fleury.
Por ser muito extenso e ter inúmeros itens, os valores de referência deste exame encontram-se nos valores de referência dos exames série vermelha, série branca e plaquetas..Por ser muito extenso e ter inúmeros itens, os valores de referência deste exame encontram-se nos valores de referência dos exames série vermelha, série branca e plaquetas..