Outros nomes: HISTEROSSALPINGOGRAFIA C/PROVA DE COTTE, HISTEROSSALPINGOGRAFIA RETROGRADA, RAIOS X CONTRASTADO DO UTERO E TROMPAS
I - Informações sobre o exame
- Este exame utiliza contraste.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável legal.
- A histerossalpingografia só pode ser feita entre o 5º e o 12º dia do ciclo menstrual, isto é, após o início da menstruação. Caso a cliente informe que não menstrua o exame poderá ser realizado em qualquer data, porém deverá trazer um exame de B-HCG sérico com resultado negativo, realizado em até uma semana antes da data agendada.
- Cliente gestante: exame contraindicado, cliente não pode realizar o exame.
- Cliente com suspeita de gravidez: exame contraindicado, nesse caso a cliente deverá trazer um exame de Beta HCG sérico com resultado negativo, realizado em até uma semana antes da data agendada.
- O exame não pode ser realizado na vigência de fluxo menstrual. Caso a paciente ainda esteja menstruando, o exame deve ser remarcado após o fim da menstruação, respeitando os limites (5º dia ao 12º).
- O limite de peso nos equipamentos de Raios-X nas Unidades Fleury é de 200 kg, exceto Unidade República do Líbano I que o limite é de 160 Kg.
III - Preparo
- Não há necessidade de realizar lavagem intestinal para este exame.
- O Fleury fornece um comprimido de Feldene® sublingual para o uso cerca de 15 minutos antes da avaliação.
- Se solicitado com anestesia, seguir os preparos da anestesia.
- Exame radiológico da cavidade uterina e das tubas. Filmes radiológicos são obtidos após introdução do meio de contraste iodado hidrossolúvel pelo canal cervical.
- Esta avaliação está indicada para a pesquisa de fertilidade conjugal, quando se deseja confirmar a permeabilidade tubária. O método também estuda a cavidade uterina para a identificação de falhas de enchimento (pólipos e miomas submucosos).