Outros nomes: Foliculina, FOLICULO ESTIMULANTE, HORMONIO, Gonadotrofina hipofisária, Hormônio folículo estimulante , MENOPAUSA, FSH, Hormônio gonadotrófico hipofisário, Gonadotrofina hipofisaria hipófise, Hipogonadismo primario FSH
- A amostra deve ser colhida preferencialmente até o quinto dia após o início do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme solicitação médica (escrita ou verbal).
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
---- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à área técnica em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Ambiente: 3 dias
Refrigerada : 7 dias
Congelada : 6 meses
- Ensaio eletroquimioluminométrico.
- Sexo Feminino :
- Fase folicular : até 12,0 UI/L
- Fase lútea : até 12,0 UI/L
- Pico ovulatório : 12,0 a 25,0 UI/L
- Menopausa : acima de 30,0 UI/L
- Sexo masculino (adultos) : até 10,0 UI/L.
- Crianças pre-púberes: até 4,0 UI/L
- O hormônio foliculoestimulante (FSH) é uma substância glicoproteica produzida pela hipófise e secretada de forma pulsátil a cada intervalo de 10 a 20 minutos, o que faz com que sua concentração possa ter variações significativas durante o dia. No homem, o FSH atua nos túbulos espermáticos e, na mulher, estimula o crescimento dos folículos ovarianos.
- O teste se aplica ao diagnóstico do hipogonadismo primário, à investigação da puberdade precoce e à confirmação da menopausa, tendo, neste último caso, utilidade superior à da dosagem de hormônio luteinizante (LH). Além disso, apresenta boa correlação com a contagem de espermatozoides no espermograma.
- O ensaio usado pelo Fleury é altamente específico, não apresentando reatividade cruzada com a gonadotrofina coriônica humana (hCG), o LH ou o hormônio tiroestimulante (TSH). O único potencial interferente é o uso exógeno de preparações com FSH humano.