Manual de exames

Mercúrio, dosagem de, urina

Outros nomes:

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Material

- Este exame pode ser realizado SOMENTE em amostra isolada de urina.
- Este exame é realizado na primeira urina da manhã, em amostra colhida no início da jornada de trabalho.
- O cliente precisa evitar o consumo de peixes (água doce ou salgada) e frutos do mar nas 48 horas que antecedem a coleta.
- Retirar frasco na unidade

II - Coleta
- A coleta não pode ser feita no posto de trabalho. Quando feita nas dependências da empresa, deve ser feita no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação.
- Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos.
- Não usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar esse exame.

III - Prazo para a entrega do material
- O material deve ser refrigerado e entregue no Fleury até um dia após a coleta.


Processamento e adequação da amostra

"Urina isolada:
'- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca.
Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta.
- Volume mínimo de 20 mL.
- Aliquotar 5 mL em tubo plástico estéril PADRÃO, 6 mL - GREINER.
- Enviar à seção, refrigerada.

- Congelar no setor. Manter congelada (-20°C) até o processamento.

ATENÇÃO
- Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante.""


Estabilidade da amostra :
Temperatura ambiente : não aceitável;
Refrigerada (2 - 8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20°C): 30 dias"

Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado

Valor de referência

Inferior a 20 ug/g creat

Interpretação e comentários

- O mercúrio é metal pesado, de cor prateada e líquido a temperatura ambiente. O mercúrio e seus compostos são encontrados na produção de cloro e soda caustica (eletrólise), em equipamentos elétricos e eletrônicos (baterias, retificadores, relés, interruptores etc.), aparelhos de controle (termômetros, barômetros, esfigmomanômetros), tintas (pigmentos), amálgamas dentárias, fungicidas, lâmpadas de mercúrio, laboratórios químicos, preparações farmacêuticas, detonadores, óleos lubrificantes, catalisadores e na extração de ouro. Pode formar vapores mesmo em temperatura ambiente. Do ponto de vista ocupacional, ambas as formas (vapor e líquido) tem importância. Eventualmente, pode ser contaminante de peixes e frutos do mar.
- O mercúrio metálico elementar é praticamente atóxico e o organismo humano não tem sistema que o altere quimicamente. Dessa forma, um acidente mais ou menos frequente, que é a ingestão de mercúrio de termômetro, não se mostra grave e, em geral, não acarreta riscos. Já o mercúrio ionizado (Hg+ ou Hg++) é muito tóxico, por reagir com o grupo sulfidril das proteínas, provocando mudanças na estrutura terciária. Por esse mecanismo, alteram-se as funções das proteínas (enzimas), que passam a ser imunogênicas. As vias de entrada são: ingestão, inalação e absorção pela pele. Após absorção é oxidado ao ion Hg++ e transportado pelas hemácias e albumina. Acumula-se no sistema nervoso e rins. A excreção principal é renal.
- Este exame é útil para o acompanhamento de indivíduos expostos ao mercúrio inorgânico, a exemplo de trabalhadores de mineração, metalurgia e produção de componentes eletrônicos, assim como para o controle de pacientes submetidos à terapêutica quelante. Em caso de exposição ocupacional, recomenda-se que a investigação seja feita a partir de um ano do início do contato com esse metal, uma vez que seu acúmulo se dá de forma lenta, a ponto de haver pouca variação no teor de mercúrio em amostras de urina coletadas antes e depois da jornada de trabalho. Já na exposição a compostos orgânicos, a dosagem urinária tem pouco valor, visto que a excreção dessa forma de mercúrio ocorre pelas fezes. Para tais casos, diante de suspeita clínica de intoxicação, sugere-se a dosagem do metal por meio de coleta de sangue.
- A intoxicação por mercúrio, tanto em sua forma aguda como crônica, podem se apresentar como alterações do sistema respiratório, tais como irritação, pneumonite e edema pulmonar, bem como no sistema digestório (estomatite, cólicas, irritação, diarreia e disenteria). O sistema renal pode ser afetado apresentando síndrome nefrótica, oliguira, anúria. Também podem aparecer alterações do sistema nervoso tais como tremores, ataxias e alterações comportamentais. São observadas, ainda, erupções na pele e acrodinia.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura