Outros nomes: Cintilografia renal dinâmica com captopril, HIPERTENSAO RENOVASCULAR, PESQ COM NEFROGRAMA DA, Nefrograma basal e apos captopril, Nefrograma com capoten , Nefrograma com e sem captopril, Renograma após teste de captopril, Renograma com captopril , Nefrograma com captopril , Cintilografia renal para investigação de hipertensão renovascular, Cintilografia renal para investigação de hipertensão, Cintilografia renal para investigação HAS, Cintilografia renal para investigação de hipertensão arterial sistêmica
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em duas etapas e o tempo de permanência no Fleury é de cerca de 3 horas.
- Na primeira etapa, que dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação do cliente por via oral, administra-se o radioindicador por via intravenosa e obtêm-se as imagens em seguida.
- Na segunda etapa, que é realizada 1 hora após o término da primeira etapa e dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação e administração de captopril 25 mg por via oral e obtêm-se novas imagens.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- A presença de acompanhante é obrigatória para menores de 18 anos ou clientes que necessitem de auxílio. Não é permitido gestante como acompanhante.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Ao agendar o exame, informar os medicamentos usados nos últimos 3 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente.
- Informar também os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
- Cintilográfico com radioisótopo.
- Para a realização do exame, o cliente é submetido a hidratação oral e recebe, por via endovenosa, o ácido Dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA99mTc). Em seguida, são feitas tomadas de imagens em câmara de cintilação. Na segunda fase, repete-se todo o procedimento, mas com a administração prévia de captopril por via oral, uma hora antes da aquisição das imagens.
- O radioindicador administrado é excretado pelos túbulos renais e permite avaliar a perfusão sanguínea renal, a posição e a forma dos rins, os dados urodinâmicos (diferenciação entre alteração hipotônica, indeterminada e obstrutiva) e a função renal relativa. Por meio do estudo sob efeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina I, em alguns casos o exame pode definir se a origem da hipertensão é renovascular.
Estruturas anatômicas avaliadas: rins