Outros nomes: Emissões otoacústicas, Evocada, otoemissão transiente, Otoemissão transiente evocada, Otoemissões, Otoemissões por produto de distorcão, Otoemissões por produto evocada
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica em crianças a partir de 3 anos de idade e adultos.
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- o cliente não deve estar com dor ou secreção no canal do ouvido, no dia do exame.
- Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável.
- Não há encaixe para este exame.
II - Preparo
- Não é necessário nenhum preparo.
- A critério dos médicos do Setor de Otorrinolaringologia do Fleury, o teste poderá ser novamente agendado com anestesia.
III - Interferentes
- A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. O Fleury não faz a remoção da cera. Este procedimento deve ser realizado pelo médico assistente do cliente.
- Analisam a função das células ciliadas externas (otoemissão transiente evocada) e mapeiam a atividade destas células nas diversas frequências (otoemissão por produto de distorção).
- Nas otoemissões acústicas transientes evocadas é utilizado o estímulo do tipo click. Nas otoemissões acústicas por produto de distorção são empregados dois tons puros de freqüências diferentes, selecionados pela relação de freqüência 1,22. A média geométrica destas freqüências determina a região coclear investigada.
- É realizado por meio da colocação de uma sonda no meato acústico externo.
Otoemissões acústicas transientes
ECHO: 3 ou 6dB ou mais acima do ruído de fundo,
REPRO: maior que 50% ou maior que 70%, a depender do equipamento utilizado
Otoemissões acústicas produto de distorção
relação sinal/ruído: maior que 6 dB ou 12 dB , a depender do equipamento utilizado
Indicado como triagem auditiva para pessoas que trabalham em ambientes insalubres, pacientes em uso de drogas ototóxicas, indivíduos que fazem quimioterapia oncológica, crianças em fase de pré-alfabetização e em outras situações de risco para a audição. Além disso, o exame serve para complementar a avaliação audiológica e eletrofisiológica.