Outros nomes: Proteínas na urina em amostra isolada, Proteinúria amostra isolada , Proteinúria em amostra isolada, Proteína, amostra isolada na urina, Relação proteína creatinina em amostra isolada de urina, Relação proteinúria e creatinúria
- Aliquotar a urina em tubo plástico estéril de 4 mL e enviar à seção, refrigerada.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 24 horas, se mantido em local fresco;
Refrigerada (2-8 ºC): 96 horas.
Congelada (-20 ºC): não aceitável.
- Espectrofotométrico
- Creatinina: Cinético, colorimétrico.
- Relação proteína/creatinina: inferior a 0,20.
- A eliminação urinária de creatinina se dá de forma relativamente constante ao longo do dia, porém existe grande variação no ritmo de excreção de água. Desta forma, a determinação da relação proteína/creatinina na urina permite estimar de forma mais adequada à intensidade da perda urinária de proteína. Desta forma, este exame contribui para o acompanhamento clinico de indivíduos que tenham proteinúria, sem a necessidade de se recorrer à dosagem de proteína em urina de 24 horas.
- Para mulheres, o ideal é não fazer o exame na ocasião da menstruação.
- Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues até três horas após a coleta.
- Não é obrigatório permanecer 2 horas sem urinar para coleta deste exame, porém não é adequado estimular a diurese com ingesta hídrica. Caso necessário, o cliente poderá ingerir no máximo 2 copos de água antes da coleta ou deverá aguardar até conseguir um enchimento vesical adequado para obtenção da micção.