Outros nomes:
- Punção diagnóstica de nódulos das partes moles.
- Membros superiores e inferiores, regiões dorsal e lombar, paredes torácica e abdominal, face e couro cabeludo.
I - Informações sobre o procedimento
- Não são utilizados anestésicos no local da punção.
II - Critérios de realização
- Exame realizado somente com pedido médico.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
- De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente.
IV- Observações
- Para este exame, além da ultrassonografia e do procedimento de punção, será realizada e cobrada também a análise do material (exame citológico).
- Se houver a necessidade da realização de punções de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos de cada lesão diferente que for puncionada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico. Caso sejam realizadas punções de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos).
- Os métodos de imagem (ultrassom) são úteis para guiar as punções diagnósticas para nódulos ou massas sem origem definida.
- O procedimento é guiado por ultrassonografia, o que permite a obtenção de células para posterior análise.