Manual de exames

Ressecção endoscópica, de lesões neoplásicas

Outros nomes: Retirada de lesão por via endoscópica

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Procedimento indicado para lesões de esôfago, estômago e duodeno passíveis de ressecção por via endoscópica, que, contudo, necessitem de cuidados maiores, como acessórios especiais, eletrocautério especial e auxílio do anestesista, além de mais tempo para sua retirada.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento
- A ressecção de lesões do aparelho gastrointestinal, também conhecida como mucosectomia, consiste na retirada de lesões da mucosa do trato digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) ou baixo (cólon), por via endoscópica.
- Embora raras e principalmente após a retirada de pólipos grandes, podem ocorrer complicações como perfuração intestinal e sangramento.
- Considerando que as complicações, ainda que com baixa frequência, possam ocorrer independentemente da conduta e perícia do médico, todas e quaisquer despesas decorrentes da internação serão de responsabilidade do paciente.
- A realização deste procedimento depende de uma entrevista entre o médico endoscopista e o cliente.
- A mucosectomia dura, em média, de 30 a 60 minutos.
- Após a intervenção, o cliente deve permanecer de 30 a 40 minutos em repouso.

II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Este procedimento é feito com agendamento prévio em indivíduos com idade a partir de 15 anos, mediante a apresentação de pedido médico de endoscopia alta, ou colonoscopia, e ressecção.
- Menores de 18 anos devem necessariamente estar acompanhados de um responsável legal, como pai, mãe ou tutor, desde o momento de sua chegada ao Fleury até sua liberação para casa.
- Maiores de 18 anos também precisam estar obrigatoriamente acompanhados de um adulto durante todo o período da mucosectomia, do preparo ao fim da recuperação.
- O Fleury não realiza este procedimento em gestantes.
- Mulheres em fase de aleitamento podem se submeter à ressecção, porém devem ficar sem amamentar nas seis horas seguintes. Portanto, recomenda-se estocar o leite materno previamente.
- Nos cinco dias que antecedem o procedimento, o cliente não deve fazer nenhum exame com o emprego de contraste por via oral (contraste baritado).
- Medicamentos anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®), e antiagregantes plaquetários, como clopidogrel (Plavix®), Prasugrel (Effient®), ticlopidina (Ticlid®) e ticagrelor (Brilinta®), devem ser suspensos sete dias antes do exame e etexilato de dabigatrana (Pradaxa® e Xarelto®) 2 dias antes do exame, com o consentimento e a supervisão do médico solicitante. O uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®) não precisa ser interrompido.
- A ressecção de lesões gastrointestinais é feita sob anestesia, na presença de um médico anestesista, o qual permanece na sala do procedimento ao longo de sua realização. Por isso, a solicitação de anestesia deve constar do pedido médico.
- O cliente deve apresentar resultados de hemograma com plaquetas e tempo de protrombina dos últimos três meses - os quais não necessariamente precisam ter sido feitos no Fleury -, assim como exames anteriores relacionados, a exemplo de endoscopia, ultrassom abdominal e tomografia.
- Clientes com índice de massa corporal (IMC) entre 37 e 40 devem agendar o exame com anestesia, na Unidade Higienópolis.
- O procedimento não é feito em clientes com IMC acima de 40.
- Para obter o valor do IMC, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m).

III - Preparo
- Como o procedimento é sempre realizado em conjunto com a endoscopia alta ou com a colonoscopia, o cliente deve seguir o preparo do exame que for usado para guiar a ressecção.

IV - Cuidados após o procedimento
- O cliente tem de permanecer repousando no Fleury até que se sinta perfeitamente bem, devendo deixar a unidade acompanhado.
- A liberação do início da dieta, depois do procedimento, fica a critério do médico endoscopista.
- Devido ao uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após a mucosectomia.
- Pelo mesmo motivo, ao longo de aproximadamente oito horas, o indivíduo não pode efetuar tarefas que necessitem de muita atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- O cliente deve repousar no restante do dia, alimentando-se conforme recomendação médica e evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.
- A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
- Quando são realizadas biópsias durante o procedimento, existe a possibilidade de o cliente sentir um leve desconforto após a ressecção, o qual, contudo, é passageiro.
- Em caso de haver qualquer outro sintoma, convém contatar o médico da Seção de Endoscopia do Fleury.

V - Observação
- A realização de biópsias e a ressecção de outras lesões, além das programadas, implicam a inclusão e a cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão abordada e de cada pólipo retirado, bem como da polipectomia. Muitas vezes, só é possível saber a quantidade de biópsias e ressecções durante a execução do procedimento.

Método

- Mucosectomia, isto é, ressecção após injeção salina submucosa ou uso do CAP de ligadura elástica.

Interpretação e comentários

- A ressecção de lesões neoplásicas precoces ou superficiais do trato digestivo alto por via endoscópica pode ser realizada em ambiente ambulatorial com segurança.
- A lesão-alvo requer um estudo prévio, por parte do endoscopista, para o planejamento do procedimento. A ressecção por mucosectomia consiste na injeção salina na submucosa da lesão, de modo que ela sobressaía e possa ser extraída com o auxílio de uma alça de polipectomia ou pelo método do CAP, acessório colocado na ponta do aparelho para aspirar a lesão.
- O procedimento é realizado com ao assistência de um anestesista e fora da rotina diária, de modo que o endoscopista disponha de mais tempo e de condições especiais de trabalho para o sucesso da ressecção.

Regiões estudadas

- Esôfago, estômago, duodeno ou reto.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura