Outros nomes: Anticorpos anti LA e anti RO, Anticorpos anti SSA e anti SSB, Anti LA, Anti RO, Anti SSB, Anticorpos para Sjögren
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
- Triagem: metodologia imunoenzimática (ELISA).
- Confirmação e identificação das amostras positivas na triagem por análise integrada dos métodos imunoenzimático (ELISA), imunodifusão dupla e imunofluorescência indireta.
Não reagente: Índice igual ou Inferior a 1,0
Reagente: Índice superior a 1,0
- Este exame é útil no diagnóstico de doenças reumáticas auto-imunes. Anticorpos anti- SS-A/Ro são encontrados em 60% dos pacientes com síndrome de Sjögren e em 35% dos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Em menor frequência, pode ocorrer na miopatia inflamatória idiopática, na esclerose sistêmica e na hepatite autoimune. Quando associado a anticorpos antisintetase (anti-Jo-1 e semelhantes), indica maior possibilidade de pneumonite intersticial grave. A pesquisa de anti- SS-A/Ro é também utilizada no diagnóstico do lúpus neonatal e para auxiliar no diagnóstico quando o recém nascido apresenta bloqueio A-V total. Anticorpos anti-SS-B/La são detectados em 40% dos pacientes com síndrome de Sjögren e em 15% dos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Quase sempre está associado à presença de anticorpos anti-SS-A/Ro. Menos frequentemente pode ser observado em pacientes com miopatia inflamatória idiopática.
- Este exame não necessita de preparo.