Outros nomes: Teste da bolsa rota, AmniSure, Teste rápido para bolsa rota, TESTE DE ROTURA PREMATURA DE MEMBRANA
"I - Critérios de realização
- O exame deve ser realizado entre 12 e 42 semanas de gestação, mediante a apresentação de solicitação médica.
- O teste é feito apenas na Unidade Paraiso de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e aos sábados das 7 às 12 horas.
- A coleta de material para o exame é realizada por via vaginal, com a colocação de um espéculo para a visualização do colo uterino.
- O Fleury libera o resultado em uma hora.
II - Preparo
- Na véspera e no dia do exame, a cliente deve evitar:
-- a aplicação de cremes ou óvulos locais;
-- o uso de duchas vaginais;
-- a realização de ultrassom transvaginal.
- Não há necessidade de pausa sexual e o exame pode ser feito na vigência de sangramento, desde que não seja intenso (este pode interferir no resultado do teste).
- Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente Fleury.
III - Observações
- Após o exame, é possível continuar utilizando medicações vaginais, como cremes ou óvulos.
- A gestante não precisa fazer repouso depois da coleta.
"
- O exame avalia a presença de líquido amniótico no fundo de saco vaginal, ou seja, investiga a rotura da bolsa das águas. Quando negativo, significa que há baixa possibilidade de rotura.
- Assim sendo, o teste está principalmente indicado nos seguintes casos:
-- gestações únicas ou múltiplas, entre a 12 a 42 semana, com suspeita de perda de líquido amniótico;
-- grávidas com líquido amniótico reduzido na ultrassonografia, sem origem bem esclarecida.
- Fundo de saco vaginal (conteúdo/secreção vaginal).
- O Fleury utiliza o teste AmniSure® (teste de rotura das membranas fetais), um ensaio por imunocromatografia para detecção da proteína PAMG-1 (alfa 1 microglobulina placentária) humana presente na secreção cervicovaginal. A PAMG-1 é uma microglobulina com altas concentrações no líquido amniótico e nível reduzido no sangue e extremamente reduzido na secreção cervico-vaginal, quando as membranas estão intactas. Para minimizar a freqüência de resultados falsos foram selecionados vários anticorpos monoclonais. A concentração basal de PAMG-1 é de 50-22- picogramas (ou seja, 0,05-0,22ng) por 1 ml de secreção vaginal. O CUT off deste teste é de 5ng/ml, ou seja, pelo menos 20 vezes superior à concentração basal.
- Negativo.
- O AmniSure® é um teste rápido que identifica, na secreção vaginal, 1alfa-1 mibroglobulina (PAMG-1). Essa proteína está presente em altas concentrações no líquido amniótico, mas não na secreção vaginal. Sua detecção nesse material é, portanto é altamente sugestiva de rotura de membranas ovulares bolsa rota, amniorrexe prematura ou rotura prematura das membranas ovulares.
- O exame pode ser realizado da 12ª semana gestacional até o fim da gravidez.
- O resultado do teste, que é realizado pela coleta da secreção vaginal do fundo de saco posterior, fica pronto em até uma hora, sendo expresso como positivo ou negativo. A positividade diz respeito à presença de líquido amniótico e, dessa forma, condiz com o diagnóstico de bolsa rota.
- O teste tem sensibilidade de aproximadamente 99%, com falsos positivos e negativos próximos a zero.
- É possível combinar o exame com outros testes, como a ultrassonografia obstétrica para avaliar o volume de líquido amniótico.