Outros nomes: PCR PARA SARAMPO, VÍRUS DO SARAMPO POR PCR, TESTE MOLECULAR PARA SARAMPO
- Para a realização deste exame, é necessário coletar urina e secreção da nasofaringe.
- É necessário permanecer duas horas sem urinar antes de colher a amostra de urina.
Para a realização do exame é necessário coletar: URINA E SECREÇÃO DE NASOFARINGE. Favor encaminhar os materiais junto e elasticados ao setor LARI-LARN.
*SWAB NASOFARINGEO:
- Receber dois tubos contendo 1 swab em cada.
- Encaminhar material congelado ao LARI-LARN.
*URINA:
- Fazer 2 alíquotas de 10 mL de urina em frasco cônico estéril.
- Encaminhar material congelado ao LARI-LARN.
ESTABILIDADE:
Temperatura ambiente: não aceitável
Refrigerado: 48 horas
Congelado: 30 dias
PCR EM TEMPO REAL
Não Detectado
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo, que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral grave, transmitida por via respiratória. Os sintomas do sarampo aparecem de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, conjuntivite, dor de garganta, febre e exantema. Pode ser prevenido através da vacina. O comportamento endêmico do sarampo varia de um local para outro, e depende basicamente da relação
entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área. O diagóstico sorológico pode ser feito por meio da detecção de IgM, que tem maior sensibilidade a partir do 4º dia após surgimento do exantema. A presença do vírus na nasofaringe, no sangue e na urina pode ser detectada por PCR mais precocemente, e pode ser realizada desde o primeiro dia de exantema. Este teste amplifica o gene N3 do vírus através da metodologia de PCR em tempo real.