Outros nomes: TRATAMENTO OU TERAPIA COM PSMA-LUTECIO, TRATAMENTO OU TERAPIA COM LUTECIO-177 PARA CARCINOMA DE PROSTATA , TRATAMENTO OU TERAPIA COM PSMA-LU177
Tratamento de pacientes com carcinoma de próstata resistente à castração.
I - Informações sobre o tratamento
- O tratamento completo compreende cerca de 4 aplicações do radiofármaco por via endovenosa. O intervalo entre as aplicações é de, no mínimo, 4 semanas ou conforme orientação do médico solicitante.
- No caso de atendimento particular, o valor informado para o tratamento se refere a cada uma das aplicações do radiofármaco.
- Após alguns dias do tratamento, o cliente precisa retornar ao Fleury para aquisição de imagens. A data e o horário serão informados pela equipe de Medicina Nuclear no dia do tratamento.
II - Critérios de realização
- Este procedimento é realizado somente com solicitação médica.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio); entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Cliente precisa apresentar exame prévio de PET/CT com PSMA e resultado de hemograma recente.
III - Cuidados após o tratamento
- As orientações de cuidados serão informadas no dia do tratamento.
ATENÇÃO: em caso de necessidade de cancelamento, o cliente deve entrar em contato o mais rápido possível com o Fleury para cancelar o agendamento . O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que realizará o procedimento e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença alguns dias antes do agendamento).
Tratamento com radiofármaco emissor de partículas beta (PSMA marcado com lutécio-177), seguido de aquisição de imagens.
O lutécio-177 é um emissor de partículas radioativas beta indicado para tratamento de pacientes com carcinoma da próstata resistente à castração, com metástases ósseas, locorregional, linfonodal e viscerais. Espera-se com este tratamento melhorar os sintomas da doença e aumentar a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento inteiro compreende cerca de 4 injeções de lutécio-177, administradas em intervalos de, no mínimo, 4 semanas. Para realização do tratamento, é importante a demonstração de PSMA através do exame de PET/CT. Além disso, é necessária também avaliação hematológica no início do tratamento e antes de cada dose de radiofármaco, devido à possibilidade de reações adversas hematológicas.